Garimpeiro alvo da operação “Divitia” da Polícia Federal é preso em Jacareacanga

O garimpeiro identificado por Gilson Spier, conhecido por Polaquinho, alvo de  investigação da Polícia Federal no âmbito da operação Divitia, foi preso na manhã desta quinta-feira (13), durante uma ação da Polícia Civil em Jacareacanga, que cumpria mandado de prisão e mandados de sequestro de três helicópteros, todos expedidos pela Justiça Federal de Itaituba.

Segundo a Polícia Civil, o homem será transferido de forma imediata para a sede do município de Itaituba. Sendo escoltado por uma guarnição de Jacareacanga, que se encontrará com uma outra equipe da 19ª Seccional, na Rodovia Transamazônica, para dar apoio. Ainda segundo a polícia, após a comunicação da prisão à justiça federal, o preso será entregue a equipe da Polícia Federal.

Operação Divitia

A PF já havia tentado capturar Gilson no final do mês de abril, onde, na ocasião, foram apreendidos dois carros de luxo, uma BMW Z4 e um Chevrolet Camaro SS, além de documentos e um aparelho celular do suspeito.

Segundo informações da PF, o garimpeiro é suspeito de realizar escolta, através de helicópteros de sua propriedade, de máquinas e garimpeiros para dentro de uma área da Terra Indígena (TI) Munduruku.

As investigações apontam para a possibilidade da utilização de helicópteros com homens armados dentro deles para garantir a entrada de máquinas pesadas e pessoas para uma região conhecida como Igarapé Baunilha, no interior da TI, para a instalação ou ampliação de garimpos ilegais.

 

Por: Diene Moura

RG15/ O Impacto com informações Portal Giro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *