FORÇA DE SEGURANÇA FEDERAL DE COMBATE AOS GARIMPOS ESTÁ REALIZANDO OPERAÇÕES EM JACAREACANGA
Na manhã de terça-feira (25), equipes da Força Nacional, IBAMA, ICMBio e PF chegaram ao município de Jacareacanga. Segundo as informações, seria para o combate de garimpos na área indígenas Munduruku e Sai Cinza. Os órgãos federais que estão em Jacareacanga ficariam por 90 dias realizando incursões na área garimpeira.
As equipes dos órgãos de segurança federal estão baseadas no aeroporto municipal de Jacareacanga e os outros militares da Força Nacional no ginásio Municipal. No aeroporto municipal estão os helicópteros do IBAMA, que dão apoio as ações nas operações.
Um veículo da Força Nacional foi colocado na estrada que dá acesso ao aeroporto, que está restrito. Segundo informações, seria para coibir qualquer tipo de manifestação, como aconteceu em agosto do ano passado, quando da vinda do Ministro do Meio Ambiente à cidade de Jacareacanga em que ficou retida uma aeronave da Força Aérea Brasileira pelo manifestantes.
Segundo relatos de indígenas nas aldeias, antes de mesmo da equipe dos órgãos de segurança federal chegar em Jacareacanga algumas ações dentro da área indígena já estavam sendo executadas nos garimpos que ficam na área considerada reserva. Ainda de acordo com os relatos, máquinas, barracos e outros estavam sendo queimados pelos agentes do IBAMA.
Essa operação do IBAMA nos garimpos paralisou o comércio local, que depende quase na sua totalidade do ouro. Comerciantes e outros relatam que desde que foi falado sobre essas operações, o movimento despencou. Com o inicio das operações nos garimpos, tende o comércio parar.
Fonte: Portal Buré
Pingback: Tensão em Jacareacanga: manifestantes tentam invadir base e depredar patrimônio da União - Jornal O Impacto