Vacinação: Pará ultrapassa a marca de 3 milhões de doses recebidas
O Pará recebeu na tarde de quarta-feira (26), mais duas remessas das vacinas contra a Covid-19. Tratam-se da vigésima quinta com 19.890 doses de Pfizer e a vigésima sexta remessa com 195.000 doses da Oxford/AstraZeneca. Até o momento, o Pará recebeu do Ministério da Saúde 3.111.640 de doses, sendo 1.239.440 da CoronaVac, 1.778.600 da Oxford/AstraZeneca e 93.600 da Pfizer.
As doses da Pfizer devem ser encaminhadas apenas para Belém e Ananindeua. “Trata-se de uma determinação do Ministério da Saúde, pois essa vacina necessita de condições específicas de transporte e armazenamento e o deslocamento para longas distâncias poderia comprometê-las”, explica o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.
As demais doses devem ser distribuídas aos outros municípios já nos próximos dias. O envio será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
As vacinas da AstraZeneca serão distribuídas às cidades do interior para a primeira dose de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores da educação, sendo divididas entre docentes da educação fundamental e outros profissionais não docentes, além de profissionais de segurança pública. Já as vacinas da Pfizer devem ser destinadas à primeira dose de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente.
Vacinas – Até a manhã de quarta-feira (26), o Pará já aplicou 1.327.610 vacinas da primeira dose e 713.791 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid. As informações sobre a vacina são fornecidas pelas Secretarias Municipais de Saúde e a população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o estado através da página do vacinômetro (www.saude.pa.gov.br/vacinometro).
RG 15 / O Impacto com Agência Pará