Artigo – Foi revelado na Rússia o Táxi do futuro
Por Oswaldo Bezerra
A SberAutoTech apresentou o protótipo do FLIP, um veículo elétrico totalmente autônomo desenvolvido inteiramente pela empresa russa. O FLIP “oferece transporte de passageiros rápido, seguro e confortável usando as tecnologias mais recentes do mundo da computação e da indústria automotiva”, disse a SberAutoTech em um comunicado.
Movido por um motor elétrico, o carro que a empresa chamou de “o táxi do futuro” é movido por um módulo de bateria, que pode ser substituído em menos de cinco minutos. “Essa solução realmente tira as atuais restrições ao uso de veículos elétricos, como a longa carga de baterias convencionais e seu alto custo”, enfatiza a empresa.
Além disso, o FLIP pode usar outras fontes de energia além da eletricidade, como combustíveis alternativos, incluindo gás e hidrogênio, detalhou seu desenvolvedor.
De acordo com a SberAutoTech, seu táxi autônomo está “totalmente conectado” e você pode chamá-lo por meio de um aplicativo móvel. Além de um sistema de segurança que reconhece os passageiros com tecnologias biométricas, a FLIP oferecerá viagens totalmente personalizadas. Os futuros usuários de táxi poderão escolher suas rotas de navegação, definir a temperatura desejada na cabine, além de tocar música e vídeo dentro do carro elétrico.
O veículo conta com as mais avançadas tecnologias de direção autônoma e utiliza um conjunto de radares e câmeras para avaliar a situação ao seu redor. Esses sensores fornecem informações sobre os objetos ao redor, reconhecem pedestres e obstáculos e tomam decisões sobre aceleração, frenagem e curvas. Além disso, o FLIP pode se comunicar tanto com outros carros semelhantes quanto com a infraestrutura rodoviária.
A péssima qualidade de nosso sistema viária deverá fazer com que esta tecnologia demore um pouco mais para funcionar em nosso país. A tecnologia 4.0 também irá, infelizmente, agravar a crise de desemprego e desigualdade social em todo o mundo. Cabe ao governo estudar alternativas para este impacto.
RG 15 / O Impacto