Preso na ‘Operação Mundurukânia’, vice-prefeito de Jacareacanga é transferido para Funai
O vice-prefeito de Jacareacanga, Valmar Kaba Munduruku, de 46 anos, foi transferido na manhã de sábado (10), para a sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) do município de Jacareacanga, sudoeste do Pará, cidade na qual mantém residência fixa. O acusado estava detido desde a última quinta-feira (08), quando se entregou a Polícia Federal (PF) na delegacia de Itaituba, em cumprimento de um mandado de prisão preventiva decretado pela justiça em decorrência da Operação Mundurukânia II.
Segundo o advogado de Valmar, Sérnio Vasconcelos, seu cliente está sendo formalmente acusado por três tipificações penais que estão ligadas entre si, a primeira por associação criminosa, formação de milícia privada; a segunda por crimes contra a segurança do transporte aéreo nacional; e o terceiro por coação no curso do processo.
“As acusações feitas contra o vice-prefeito se realizaram através de um áudio vazado de uma conversa do vice-prefeito com uma outra pessoa, identificada como “Marrom”, […] mas a conversa não apresenta evidências para tamanha acusação, e é um áudio de uma conversa privada que foi divulgada sem o consentimento dele, que inclusive a Polícia Federal obteve de maneira ilegal, […] inválida, e nós iremos pedir que seja segregada do processo, porque ela (a conversa) não possui elementos de legalidade para o processo” disse o advogado de Valmar.
O traslado do vice-prefeito, saiu por volta de 10h30, e foi realizado por um carro da FUNAI e acompanhado pela defesa do acusado. Valmar deve continuar cumprindo medida de restrição de liberdade na sede da fundação de Jacareacanga cumprindo o estatuto do indígena, que impede que indígenas frequentem o ambiente carcerário comum.
O vice-prefeito ficará detido em Jacareacanga até que sua defesa consiga protocolar o recurso de revogação definitiva da prisão, para que possa responder ao processo em liberdade; ou medidas diversas, como monitoramento eletrônico ou prisão domiciliar.
RG15/O Impacto com informações Portal Giro