Associação de Ciclistas apresenta projeto de fiscalização contra abusos de motoristas nas ciclovias
A Diretoria da Associação de Ciclistas de Santarém (ACS) reuniu com a Chefa de Fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade de Trânsito (SMT), Capitã Marnilza, para apresentar um projeto de fiscalização semanal em pontos e horários predefinidos onde ocorrem muitos abusos por parte de motoristas dentro das ciclovias e ciclofaixas, em Santarém.
O projeto consiste na realização de fiscalizações contundentes com aplicação de multas, remoção de veículos e demais sanções aos infratores. Inicialmente será realizada uma vez por semana durante um mês, totalizando quatro fiscalizações. A partir do segundo mês as fiscalizações se dariam a cada duas semanas, até chegar uma fiscalização semanal.
Considerando o grande risco que os ciclistas correm diariamente por utilizarem veículo mais frágil no trânsito, pela ausência de faixas específicas de locomoção e o abuso constante de motoristas que violam as faixas especificadas por ciclistas, as fiscalizações se fazem necessárias nas ciclovias da Fernando Guilhon e na Sérgio Henn, em toda sua extensão e em horários de pico.
Segundo o Presidente da Associação de Ciclistas de Santarém (ACS), Alfredo Barreto, o projeto visa buscar melhorias para a categoria. ”Recebemos resposta positiva ao projeto apresentado e estaremos cobrando a realização do mesmo. Estamos avançando na busca de melhorias para a categoria”, afirmou o Presidente.
Por Diene Moura
RG15/O Impacto