Aneel aprova novo reajuste e conta de energia fica mais cara no Pará a partir desse sábado
A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou, nesta sexta-feira (06), que sua diretoria aprovou o Reajuste Tarifário Anual da Equatorial Pará Distribuidora de Energia S.A. Os índices entrarão em vigor a partir deste sábado, para cerca de 2,77 milhões de unidades consumidoras no Estado.
O reajuste médio será de 9,01%. Para os consumidores residenciais (B1) o índice será de 8,02%. Consumidores cativos (baixa tensão) terão reajuste 8,68% – nesse grupo, estão incluídas as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Para os grandes consumidores (alta tensão), como industrias de médio e grande porte, o aumento chega a 10,28%.
Segundo Estudos do DIEESE/PA, em termos globais esta é a vigésima terceira revisão tarifária de Energia Elétrica dos paraenses autorizada pela ANEEL a EQUATORIAL ENERGIA (antiga Celpa) desde a privatização em 1998. Nesse levantamento, não estão incluídos os aumentos mensais motivados pelo Regime de Bandeiras em vigor desde Janeiro de 2015.
Fonte: O Liberal
Assim fica muito bom, aliás fica ótimo ser empresa privada, com aumento de tarifa duas vezes por mês.