Integrante da CPI da Covid lança pré-candidatura à Presidência da República
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), integrante da CPI da Covid, apresentou nesta segunda-feira sua pré-candidatura à Presidência da República em 2022. Embalado pela exposição que ganhou na comissão que investiga as ações e omissões do governo federal no combate à pandemia, onde tem criticado o presidente Jair Bolsonaro, ele se apresenta como um nome da terceira via para derrotar tanto Bolsonaro como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Cidadania ainda vai analisar a pré-candidatura, mas o partido não pretende andar sozinho na disputa presidencial. A intenção é achar um nome que unifique as forças de centro, mesmo que ele seja de outro partido. Em junho, após divergências com o Cidadania em razão de uma ação em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), Alessandro chegou a anunciar sua desfiliação, mas dias depois decidiu permanecer no partido.
Em nota, o senador disse que a decisão vinha sendo considerada e cresceu com o encorajamento de políticos próximos e da própria família. “Depois de pensar muito, decidi colocar meu nome à disposição do Cidadania como pré-candidato à Presidência. Pelo que tenho visto, nas movimentações de partidos, parlamentares e movimentos de renovação, estamos ficando pra trás no processo de construção da Terceira Via. Não vamos nos omitir e fortalecer a polarização” , disse Alessandro Vieira em nota.
Ele não é o único nome da CPI que vem aproveitando a visibilidade dada pela comissão para ganhar força eleitoral. Entre os integrantes, há candidatos à reeleição ao Senado, como o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), e outros potenciais candidatos a governos estaduais, caso de Otto Alencar (PSD-BA), Eduardo Braga (MDB-AM) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Eles evitam, porém, falar abertamente das eleições durante os trabalhos do colegiado.
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Fonte: Extra