Motoristas são notificados por estacionarem em vagas destinadas a idosos e deficientes em Santarém
Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), intensificaram na quinta-feira (7), as fiscalizações nos estacionamentos com vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiência em shoppings e supermercados de Santarém.
As fiscalizações ocorreram a pedido do Ministério Público e também após diversas denúncias registradas na SMT. De acordo com o Agente de Trânsito, Andreanze Andrade, foi verificado inicialmente que as vagas estavam sendo ocupadas indevidamente.
“A SMT notou a priore que as vagas não estavam sendo respeitadas. Na primeira blitz em ocorrência nas grandes redes, teve 23 notificações. Esses carros que estacionam de forma irregular, durante a medida administrativa se o proprietário não aparecer ocorre a remoção do veículo”, disse o Agente de Trânsito.
Após a notificação do Auto de Infração de Trânsito, o condutor tem o amplo poder de defesa para recorrer no prazo de 15 dias. O caso será julgado para dá provimento que pode resultar em multa no valor de R$ 294,00 reais, além de 7 ponto na carteira, pois se refere a infração gravíssima.
As fiscalizações de rotina continuam para preservar as vagas a quem é de direito. Para ter o acesso as vagas reservadas, é preciso ter uma credencial que é exigida por lei. Os idosos precisam solicitar o Cartão do Idoso, enquanto os portadores de deficiência precisam do Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência emitidos na STM.
Por Diene Moura Moura
RG15/O Impacto – Colaborou Lorenna Morena