Seap desativa carceragem de Oriximiná e transfere custodiados para Santarém
A Secretaria de Administração Penitenciária do Pará (Seap) desativou no dia (7/10), a carceragem do município de Oriximiná, na região do Baixo Amazonas. A desativação da unidade, uma das últimas que ainda estava em funcionamento, faz parte da política de Estado através da Seap na mudança de gestão de protocolos e de modelo de unidades implantado desde 2019 pela secretaria no Pará.
De acordo com a Seap, após a desativação da carceragem em Oriximiná, os privados de liberdade foram transferidos para o Complexo Penitenciário de Santarém. A transferência foi feita respeitando a individualidade do regime de cumprimento de pena de cada pessoa sob custódia da Seap.
A Seap informou que o trabalho foi executado com total segurança e garantiu a integridade física e emocional dos custodiados durante todo o transporte, cumprindo todos os procedimentos previstos no Manual de Procedimento Operacional (MPO) e contou com o apoio operacional do Comando de Operações Penitenciárias (COPE), além dos policiais penais do Complexo Penitenciário de Santarém.
A mudança estabelecida pela Seap inclui a reconstrução e modernização do Sistema Penitenciário Paraense, projeto implantado pela gestão da secretaria estabelecendo novos paradigmas para a custódia humanizada moderna e de reinserção social, cujas estruturas da carceragem de Oriximiná já não mais atendiam.
O espaço físico será restituído à Polícia Civil do Pará. A desativação da carceragem de Oriximiná está sendo comunicada ao Juiz de Direito da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém.
RG15/O Impacto com informações da Seap
Fotos: Seap
Pingback: Juiz determina que carceragem em Oriximiná seja reativada em até 72 horas - Jornal O Impacto