Auxílio Brasil: É preciso estar inscrito no CadÚnico para ter acesso ao benefício?
O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações que tem o objetivo de identificar famílias de baixa renda existentes no país incluir em programas de assistência social e redistribuição de renda como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica e o último Auxílio emergencial.
Diante disso, existem muitas dúvidas referentes ao CadÚnico para ter acesso ao novo ao Auxílio Brasil (reformulação do Bolsa Família).
O Cadastro Único é a porta de entrada para o Auxílio Brasil, o que não significa que ter cadastro lhe dá direito a entrada automática no programa, pois existem pré-requisitos que precisam ser cumpridos.
Esse é um sistema que reúne todas as informações socioeconômicas dos brasileiros, contudo, os inscritos no programa podem buscar acesso a benefícios pagos pelo governo, como no caso do Auxílio Brasil.
Quem pode se inscrever no programa?
- Famílias com renda mensal de até 1/2 salário mínimo por pessoa (R$ 550);
- Pessoas que moram sozinhas;
- Famílias com renda maior que 3 salários mínimos, desde que o cadastramento tenha vínculo à inclusão em programas sociais nas 3 esferas do governo;
- Pessoas que vivem em situação de rua;
- As famílias com renda mensal total de até 3 salários mínimos (R$ 3.300).
Para realizar a inscrição no programa, será necessário comparecer ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou em algum dos postos de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família das prefeituras.
Fonte: Jornal Contábil