Rua precária e falta de iluminação pública facilitam ação de criminosos no bairro São José Operário

A nossa reportagem foi procurada na noite do último domingo (21) por um morador identificado como André Oliveira, que denunciou a falta de iluminação pública e intrafegabilidade da rua Universal, localizada entre as ruas Palhão e Alvorada, bairro São José Operário, em Santarém.   Segundo o denunciante, a via pública está em condições tão precárias que os moradores estão impossibilitados de tirarem seus veículos da garagem. Outros que se arriscaram tiveram seus carros “engolidos” por buracos, além de que coletores precisam percorrer andando cerca de 100 a 200 metros para recolher o lixo.

“A rua está intrafegável, com as últimas chuvas nem o carro do lixo consegue passar. Os moradores que têm carro também não conseguem tirar mais da garagem, porque não tem por onde passar e não tem via alternativa. A menos de 100 metros tem uma rua asfaltada, só que nessa área a cerca de 10 dias foi realizada uma obra da Prefeitura na rua Palhão e um outro morador fez uma lombada que mudou o percurso da água da chuva. Com essa mudança, concentrou toda a descida da água na nossa rua, que não aguentou e ficou neste estado”, disse o  morador.

Outro problema destacado por André Oliveira é a falta de iluminação pública no perímetro, pois além do risco de acidentes durante o período da noite, a área fica propícia para ação de criminosos.  “Não tem iluminação, ficamos na escuridão, porque até hoje a Prefeitura joga pra Equatorial e a Equatorial joga para a Prefeitura, pois não tem um poste. Já tentei umas 4 vezes providências sobre a iluminação pública e falam que para poder colocar as lâmpadas a concessionária tem que colocar o poste, mas até agora nada! O trecho é tão escuro que assaltos são comuns aqui e já abandonaram até moto roubada”, afirmou o denunciante.

Carro foi “engolido” por buracos

Conforme o morador, a falta de resposta da Secretaria Municipal de Infraestrutura vem ocasionando outros transtornos, bem como o acúmulo de lixo que populares, a fim de amenizar a situação, jogam nos buracos, sendo um “atrativo” para animais vetores de doenças infecciosas.

“A gente espera da Prefeitura que ela faça ao menos um serviço na nossa rua. Eu moro há sete anos aqui e nunca jogaram nem uma carrada de areia ou piçarra! As ruas adjacentes, já mexeram tanto essa última que foi a Palhão, onde destruíram tudo e abriu uma vala, e alguns moradores estão aproveitando pra jogar lixo doméstico, restos de prato quebrado, garrafas pets, e isso atrai insetos, baratas, ratos. Aguardamos uma melhoria na condição da rua porque até então não tivemos uma visita sequer. No tempo da eleição teve carreata, passaram por aqui, andaram, pediram votos, mas de fazer serviço mesmo, nunca! Esperamos que olhem com carinho para esse pedaço e que volte a trazer trafegabilidade”, finalizou.

Entramos em contato com a assessoria de comunicação da Seminfra e foi nos informado que a prefeitura de Santarém, enviará hoje (22/11) técnicos para verificar in loco a situação da via e programar as providências cabíveis. Já a Equatorial explicou por meio de nota que a responsabilidade pelos serviços de implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública compete ao poder público municipal. À distribuidora cabe apenas a ampliação da rede de distribuição de energia elétrica para atendimento a novos consumidores e por meio de convênio com as prefeituras, atua apenas como agente arrecadador da contribuição de iluminação pública e repassa o valor integralmente às administrações municipais para manutenção do serviço.

Por Diene Moura

RG15/ O Impacto – Colaborou Lorenna Morena

Um comentário em “Rua precária e falta de iluminação pública facilitam ação de criminosos no bairro São José Operário

  • 22 de novembro de 2021 em 13:43
    Permalink

    Realmente estamos saindo de casa a pé. Tenho um bebê recém nascido em casa e foi preciso levá _ lo para atendimento médico, porém não foi possível sair no carro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *