Artesãos de Santarém recebem carteira nacional da categoria
A carteira nacional do artesão foi entregue para 101 profissionais de Santarém em solenidade ocorrida na segunda-feira (12), no Centro Regional de Governo. O documento é regido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e apoio da Prefeitura de Santarém.
Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, o PAB foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991 e tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.
A titular da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtras) Celsa Brito esteve presente na cerimônia e destacou o momento para a valorização dos artesãos da cidade. “Santarém têm excelentes profissionais do artesanato. É gratificante poder fazer a entrega e testemunhar o reconhecimento profissional dos artesãos. Com a carteira eles garantem inúmeros benefícios e será uma oportunidade de crescer cada vez mais no ofício”, salientou Celsa.
O secretário Regional de Governo Henderson Pinto afirmou que a parceria entre o governo do estado e o município geram benefícios para a população. “O artesanato é uma vocação e tem contribuído de forma muito forte com a economia local e regional. O trabalho só avança com a integração do estado e município. A carteira coloca os artesãos com reconhecimento no Brasil, podendo acessar vários programas”, avaliou Henderson.
Para os artesãos o momento foi de reconhecimento e valorização da profissão.
Estiveram presentes na solenidade a secretária da Semtras Celsa Brito que representou o Prefeito Nélio Aguiar, o Secretário Regional de Governo Henderson Pinto, a coordenadora da Assistência Social Soliene Souza, o Secretário Municipal de Turismo Alaércio Cardoso e o Gerente Regional do Sebrae Michel Martins. (Com informações da PMS)
O Impacto