DENÚNCIA – GESTÃO PRECÁRIA NA SEDAP/SANTARÉM

A situação precária revelada pelas fotos acima seria apenas a ponta do iceberg da triste realidade que toma conta da sede e da gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Regional de Santarém.

De acordo com denúncias, o atual coordenador da Sedap/Santarém, Ivaldo Nascimento – indicação política do Deputado Estadual José Maria Tapajós -, desde que assumiu a função, negligencia de forma descabida as atividades de sua função, na gestão de uma das entidades mais importantes para o desenvolvimento do campo.

A possível situação dramática que atinge a Sedap/Santarém traz para servidores e agricultores uma perspectiva pessimista quanto ao apoio disponibilizado pelo Estado.

Fomentador de várias políticas públicas de apoio à produção rural, os serviços prestados pela instituição nos municípios que pertencem à Regional acabam sofrendo as consequências da inoperância, resultante da péssima gestão.

Não é de hoje que as indicações políticas para o órgão em questão colocam em ‘xeque’ o trabalho relevante da instituição.

“Pessoa indicada por políticos, não tem perfil de gestão, muito menos experiência para atuar junto aos agricultores, especialmente no desenvolvimento e execução de políticas públicas para o campo”, disse um especialista ouvido pela reportagem.

Segundo denunciantes, o coordenador da Sedap/Santarém não possui qualquer experiência em gestão pública. Narram que ele utiliza o veículo da instituição, uma caminhonete, como se fosse veículo particular, inclusive, após quebrá-lo pela segunda vez, teria abandonado a caminhonete na frente da sede do órgão, situado na esquina das avenidas Mendonça Furtado e Curuá-Una, bairro da Prainha.

Contudo, entre as denúncias mais graves, consta o fato dele ter se ausentando do órgão desde o dia 17 de dezembro, em suposta viagem ao município de Alenquer. Outra negligência seria o abandono de várias estacas de grande poder genético doadas pela Embrapa, que acabaram apodrecendo na garagem da Sedap. No local, documentos estariam constantemente sob ataque das intempéries.

Para os denunciantes, os desmandos começam pelo próprio titular da Sedap, Giovanni Queiroz, “que permitiu que o ex-Chefe da Casa Civil  do Governo Jatene  ficasse por mais 4 anos à disposição da Sedap. Os concunhados de Jatene, ambos da Emater, Lauriano Neto da Silva e Heriberto Batista Neto, são pagos com dinheiro da Sedap, para não fazer nada, aliás, o que fazem muitíssimo bem é falar mal do Governador. Literalmente a Secretaria sob o comando de Queiroz – unanimidade entre os técnicos da Sedap – virou a Casa da Mãe Joana”, afirmam os denunciantes.

“Promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, pecuárias, pesqueiras, aquícolas e extrativistas, em benefício da sociedade paraense”, essa é a missão da Sedap, que, pelo menos na Regional de Santarém, se converte em mais um sonho distante.

As denúncias devem chegar ao conhecimento do Ministério Público.

Da Redação

RG 15 / O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *