Peninha: “É vergonhosa a situação de trecho da BR-163”
Por Baía
Esta semana nossa reportagem esteve percorrendo o pior trecho da Rodovia Federal BR-163, que fica entre a cidade de Novo Progresso e o Distrito Municipal de Castelo de Sonhos, no município de Altamira. São aproximadamente 200 quilômetros de extensão, destes aproximadamente 100 quilômetros de responsabilidade da empresa LCM Construtora encontram-se em situação caótica. São tantos os buracos que não existe mais asfalto. Os veículos, para conseguirem trafegar, são obrigados a fazerem o zigue-zague. O pior, os carros menores que se cuidem, porque as carretas para não virarem passam de um lado para o outro. Estas cenas foram registradas por nossa reportagem, que inclusive conversou com vários motoristas.
O motorista Clovis Pereira da Silva, 36 anos, disse que é lamentável a situação. “Nos 40 quilômetros, onde estão os piores buracos, onde o asfalto acabou mesmo, do Km 200 ao Km 240, Cuiabá-Santarém, temos que fazer o nosso melhor para não quebrar o carro ou causar acidente, pois são buracos tão grandes que de vez em quando temos prejuízos com peças e a lataria dos caminhões”, disse.
Edson Parente, 45 anos, de São Paulo, sempre está vindo transportando grãos para Miritituba. Ele disse que já era de se esperar o pior naquele trecho, pois no verão nada foi feito. “Os buracos começaram a abrir e nenhuma providência foi tomada. Agora a situação é de calamidade. Trafegar neste trecho é muito complicado. De vez em quando, para não cair nos buracos maiores, somos obrigados a jogar o caminhão na contramão, colocando em perigo os demais veículos”, expos o profissional do volante.
Antonio Vasconcelos, 42 anos, lembra que os primeiros buracos começaram a abrir ainda no inverno passado e pouco foi feito. “De vez em quando aparecia um pessoal da firma tapando um buraco aqui, outro ali. Hoje, a situação não seria apenas operação tapa buraco. Tem que ser retirada toda a camada antiga do asfalto e colocada uma nova pavimentação em toda esta estrada”, informou.
Uma viagem que durava 3 a 4 horas, de Castelo de Sonhos a Novo Progresso, estamos gastando 3 horas de viagem somente nos 40 quilômetros da buraqueira. Lembrou Francisco Severino Prado, 44 anos, que há três anos viaja neste trecho. “É tanto buraco que temos que escolher em qual vamos cair. Pior é que quando chove, estes buracos ficam cheio de água e não temos como adivinhar sua profundidade, aí corremos o grande perigo de quebrar nosso veículo”, disse Severino.
Encontramos neste trecho o vereador Peninha, idealizador da criação dos municípios de Novo Progresso, Jacareacanga e Trairão. O parlamentar lamentou a situação em que se encontra a Rodovia BR-163, no trecho entre Novo Progresso e Castelo de Sonhos. A convite de dois caminhoneiros, Peninha foi ver in loco a situação.
“O Presidente Jair Bolsonaro esteve no ato de inauguração da pavimentação, no local considerado o marco desta rodovia, na Cachoeira da Serra, município de Altamira. Porém, a conclusão da pavimentação do trecho Sinop-Mato Grosso e Miritituba-Pará precisava ser mantida, pois a quantidade de carretas que diariamente trafega nesta estrada hoje é incalculável, com isso o asfalto vai se deteriorando”, assim falou de forma indignada o vereador do município de Itaituba, Peninha.
O vereador criticou os órgãos responsáveis pelas estradas, que não estão fiscalizando a aplicação do dinheiro público. “Outra hora faltava dinheiro. Agora tem o dinheiro, falta é fiscalizar. Cobrar das empresas contratadas a realização de um serviço de qualidade”, disse Peninha. “Vejam, até mesmo as placas de sinalização o mato tomou conta e as empresas sequer limpam o local para que os motoristas tenham visibilidade das placas com indicações”, acrescentou.
“Encontrei duas placas no referido trecho. Uma ‘ATENÇÃO: FIM DE TRECHO EM OBRAS’. A outra ‘ATENÇÃO: OBRAS NOS PRÓXIMOS 100 KM’. Exatamente, estas duas placas tratam da buraqueira dos 100 quilômetros. Só que não estão em obras coisa alguma. Até antes de denunciarmos ao Diretor Geral do DNIT, General Santos Filho, esta empresa LCM não tinha nenhum carro, nem um homem trabalhando no trecho”, afirmou o vereador.
De acordo com o parlamentar, ele entrou contato com o General Santos Filho, Diretor Geral do DNIT, quando passou vídeo e fotografias mostrando a situação da estrada. De imediato, segundo Peninha, o General afirmou desconhecer aquela situação, entretanto, se comprometeu com o vereador a tomar as devidas providencias.
Na manhã de segunda feira (24), Peninha esteve na região, quando se encontrou com o encarregado do serviço de terraplenagem da empresa LCM CONSTRUTORA, Juarez Miguel. O representante da empresa disse ao vereador que por determinação da Direção do DNIT, máquinas e equipes da empresa estavam se deslocando para realizar a recuperação nos pontos mais críticos da estrada.
“Realmente, quando saí do local havia três caçambas, uma PC, uma pá carregadeira e uma patrol. Estavam retirando parte da camada asfáltica antiga e colocando pedra. Para minimizar a situação, são necessários mais equipamentos, pois a buraqueira é tão grande que somente esta patrulha mecanizada que chegou lá não vai resolver nada”, garantiu Peninha.
“Espero que, dentro de dias, sejam pavimentados estes 100 quilômetros de estrada e que as firmas que ganharam os contratos para manutenção desta estrada façam o serviço”, concluiu o parlamentar.
RG 15 / O Impacto