Vídeo: Incêndio destruiu 7 lojas e uma casa em Porto de Moz
“Uma tragédia”, resumiu uma moradora em áudio encaminhado a nossa redação. “Nunca tinha visto nada parecido, a cidade toda correu para o comércio e todo mundo ajudou”, declarou outro morador que após ver a situação pegou um balde com água e correu para ajudar.
Os relatos impressionantes são de moradores do município de Porto de Moz, região Sudoeste do estado, durante um incêndio gigantesco. As chamas, segundo testemunhas, começaram por volta das 21h desta sexta-feira (11), na Vila Comercial do Paturi. A área concentra lojas de roupas, calçados, peças automotivas além de algumas lanchonetes, e foi completamente consumida pelas chamas em menos de uma hora. As informações são do site Confirma Notícias.
Localizada na rua da República, a vila particular pertence a um empresário e foi sublocada para vários comerciantes. Por causa da hora, no momento que as chamas começaram ninguém estava no local, apenas os vizinhos, que ao perceberem o que estava acontecendo começaram a ligar para os comerciantes. Nós conversamos com a mãe de uma comerciante que perdeu tudo no incêndio, ela contou que ainda não tem ideia do que realmente aconteceu, e entrou em choque quando soube que todo o sonho da filha havia sido destruído.
“Eu sei que não é fácil, a minha filha, meu genro, perderam a loja deles, não é fácil pra ninguém. A pessoas que tanto lutaram para conquistar, eu sei que Deus vai dar em dobro, eu acredito nisso. Tanta gente que perdeu o emprego, tanta gente, é tão doloroso.” declarou Maria das Graças Gonçalves.
Em Porto de Moz não há um destacamento do corpo de bombeiros, foram os próprios moradores que controlaram as chamas e conseguiram evitar que o fogo se alastrasse e atingisse mais imóveis. Centenas de vídeos e fotos com as imagens da comoção e do trabalho coletivo para evitar que o incêndio se tornasse uma tragédia sem precedentes foram parar na internet. Um dos comerciantes conseguiu uma retroescavadeira, enquanto os moradores usavam mangueiras e baldes, ele derrubou estruturas que já estavam comprometidas, criando um bolsão, uma espécie de barreira para que o fogo não seguisse em direção a outros imóveis.
O trabalho de contenção do fogo foi demorado, era possível ver a nuvem de fumaça a quilômetros de distância. Quase 200 pessoas participaram ativamente da ação, as chamas cessaram. A chuva ajudou, assim que os moradores conseguiram proteger casas vizinhas, uma forte chuva atingiu a cidade, mas ninguém deixou o local até que tudo estivesse controlado. Pela manhã os moradores e toda a cidade puderam ter a dimensão da tragédia.
Ao todo, segundo eles, sete lojas e um residência foram completamente destruídas, e nada pode ser aproveitado. “Ainda não temos certeza, mas somando tudo o que a gente viu aqui, o prejuízo ultrapassa R$1 milhão de reais. Eu creio que pra Deus nada é impossível, é muito triste, mas a gente vai com fé em Deus, se reerguer.” Declarou Maria das Graças. Em pé, olhando para as cinzas do que sobrou da galeria de lojas, dezenas de moradores observavam tudo, estarrecidos.
Ainda não se sabe as causas do incêndio. Um morador contou a nossa redação que o incêndio teria começado em uma loja que fica bem no centro da galeria, mas ainda não há certeza sobre isso. Ele disse que é por serem imóveis antigos, a instalação elétrica possa ter provocado um curto, mas ainda é muito cedo para se dizer com certeza o que realmente causou o fogo. A redação do site tentou contato com a defesa civil do município em busca de informações sobre a apuração das causas do incêndio, mas ainda não conseguimos uma resposta. Assista os vídeos:
–
–
–
Fonte: Confirma Notícias
Vídeos: Reprodução/Redes Sociais