Santarém recebe projeto de engajamento urbano de questão climática

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebeu na manhã do dia primeiro de abril uma equipe da Sociedade, Meio Ambiente, Educação, Cidadania e Direitos Humanos (SOMECDH) e rede Interação de São Paulo para tratar sobre o projeto de engajamento urbano de questão climática.

De acordo com Michele Monteiro, coordenadora de projetos e intermediação com a comunidade da SOMECDH, o projeto em parceria com o Programa VAC Vozes pela ação climática é um projeto com financiamento do governo Holandês de engajamento para tratar da questão climática  nos locais urbanos em Santarém.

A equipe definiu dois bairros: Maracanã e Mapiri, e vai levar o debate da questão climática para as comunidades urbanas para que elas possam se organizar, repensar e construir as relações climáticas não só apenas no nível local, mas demonstrar ações para outros lugares no Brasil.

“Duas entidades são parceiras, no caso a SOMECDH e a rede interação, que é de São Paulo, e que vai estar com a gente nesse projeto que já vem acontecendo com as primeiras identificações de lideranças. A gente fez algumas reuniões ontem com as lideranças, e até o final de abril a gente deve fazer uma grande assembleia para apresentar o projeto de forma mais ampliada”, explicou Michele.

Michele observou ainda que a Secretaria de Assistência Social sempre foi parceira com a SOMECDH em outras ações e nesse sentido busca o apoio tanto para as ações, para ter uma presença da prefeitura nesses lugares, devido as demandas que vão surgir, e apoio de divulgação das ações, suporte para essas localidades.

“É um trabalho de fortalecimento comunitário. Será um processo de auto recenseamento, a gente capacita a comunidade, fortalece para que ela faça um censo, a comunidade vai passar a se conhecer, conhecer seus dados e levantar informações sobre ela, então a comunidade passa a ser demandante ela tem a informação e ela tem o poder dessa informação, e é uma informação real, confiável pra eles, porque eles coletam. Então, o processo passa por esse fortalecimento, esse empoderamento da comunidade a partir da sua própria realidade”, acrescentou coordenadora de projetos e intermediação com a comunidade da SOMECDH.

“Foi uma reunião importante onde iremos dar o apoio necessário para a realização do projeto em Santarém que vem trazer a atenção com a condição climática de dois bairros grandes da nossa cidade”, observou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.

Esse projeto só foi contemplado na Amazônia em Belém e, agora, Santarém.

A reunião contou com a presença da chefe do Núcleo do Sistema Único de Assistência Social Adriany Oliveira, e a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana.

RG 15 / O Impacto com informações da PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *