Família aciona a polícia sobre desaparecimento de tripulantes e embarcação

Na tarde de segunda-feira (11), Marcelino dos Santos, irmão de um dos seis tripulantes que estão sob condição de desaparecidos, registrou boletim de ocorrência na 16° Seccional Urbana de Polícia Civil. A embarcação “Bom Jesus”, que transportava carga de origem desconhecida, saiu de Santarém no dia 24 de março com destino ao município de Chaves, região do Marajó no Pará.

Segundo informou o familiar à polícia, a viagem duraria apenas 10 (dez) dias. Mas até o presente momento não há informações oficiais sobre o paradeiro da embarcação e muito menos dos tripulantes, identificados como:

  • Antônio Oliveira dos Santos (Irmão de Marcelino), 28 anos, maquinista mecânico;
  • Leilane Carla Ferreira Guimarães, 29 anos, cozinheira;
  • Cristiano de Azevedo Figueira, 37 anos, marinheiro;
  • Joelson Silva da Costa, responsável pela carga;
  • ”Negão”, maquinista;
  • Sargento aposentado da PM, Valdeney Dolzanes Reis, responsável por fazer a segurança da mercadoria.

De acordo com a irmã de Cristiano de Azevedo Figueira, Ana Daniela, o último contato do irmão ocorreu no dia 26 de março quando, através de um áudio de whatsApp, ele relatou à namorada que na referida data havia chegado em Chaves. Porém, os planos mudaram, pois o destinatário desistiu de pegar a mercadoria de lancha e seguiriam no dia seguinte após a maré subir para uma localidade chamada de “Nazaré” para realizar a entrega da carga.

Embora não haja nenhuma informação oficial sobre o que houve com a tripulação, boatos sobre um possível ataque de piratas que teriam matado e esquartejados os desaparecidos circulam nas redes sociais.

NOTA OFICIAL

Santana – PA. Em 12 de abril de 2022.

A Marinha do Brasil (MB) recebeu informação, hoje (12/4), sobre o desaparecimento da embarcação B/M “BOM JESUS”, de transporte de cargas e passageiros, que teria saído da cidade de Santarém (PA), no dia 24 de março, com destino ao município de Chaves (PA), com cinco tripulantes a bordo. O fato foi denunciado por familiares e teria ocorrido próximo à cidade de destino.

A MB acionou o Plano de Busca e Salvamento e encaminhou para o local do desaparecimento um navio da Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) para realizar buscas. A CPAP irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Matéria atualizada no dia 13/4 às 7h49.

Por Diene Moura

O Impacto  – Colaborou Bena Santana

Um comentário em “Família aciona a polícia sobre desaparecimento de tripulantes e embarcação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *