Tripulantes de embarcação naufragada reencontram família em Santarém
Após muita angústia de amigos e familiares, os seis tripulantes da embarcação “Bom Jesus” que naufragou na região do Marajó chegaram nesta quinta-feira (14), em Santarém. Todos estavam na condição de desaparecidos, o último contato ocorreu quando chegaram no município de Chaves no dia 26 de março.
O Governo do Pará através do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) realizou o translado utilizando o avião Caravan (guardião 07). A reportagem da TV Impacto acompanhou a chegada dos tripulantes e o reencontro emocionante com familiares.
Acompanhe a seguir a reportagem de Lorenna Morena:
De acordo com o Delegado Sílvio Birro do Núcleo de Apoio à Investigação (NAI) um inquérito policial foi instaurado para averiguar as causas e circunstâncias do naufrágio e todos serão intimados para prestar esclarecimentos na delegacia
O resgate
A Marinha do Brasil (MB) foi acionada por pescadores após encontrarem um bilhete dentro de uma garrafa amarrada a uma bóia no rio. No bilhete havia um pedido de socorro e o contato dos familiares dos tripulantes.
Em diligências utilizando um helicóptero, todos foram resgatados com vida da Ilha das Flechas na quarta-feira (13) e encaminhados em ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, em Belém, para análises médicas.
Segundo relatos das vítimas, houve um incêndio na cozinha da embarcação, sendo a causa do naufrágio do barco. Os seis passaram 17 dias na ilha, usando alimentos do barco e a água da chuva.
A MB também irá instaurar um inquérito administrativo para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.
Por Diene Moura
O Impacto – Colaborou Lorenna Morena