Prefeitura formaliza início da construção de 12 Cemeis em Santarém

O prefeito de Santarém Nélio Aguiar assinou na manhã de segunda-feira (18/04) as Ordens de Serviço (OS) que formalizam a construção de 12 Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis) no município, sendo nove na cidade, duas no planalto e uma na região de rios. A cerimônia ocorreu na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy e contou com a presença de autoridades municipais e da comunidade escolar.

Os Cemeis irão fortalecer o ensino nos bairros Diamantino, Liberdade, Santarenzinho, Maicá, Salvação, Jaderlândia, Esperança, Mararu, Prainha, comunidade Boa Esperança (planalto C. Una), comunidade São José (planalto BR 163) e Vila Curuai (Lago Grande). Juntas, as 12 novas Unidades atendem quase 2 mil crianças, exatas 1.824.

O valor total aplicado nas obras é de R$ 39.231.902,20 (Trinta e nove milhões, duzentos e trinta e um mil, novecentos e dois reais e vinte centavos) provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). As empresas contratadas terão prazo de cinco meses para conclusão.

Para a coordenadora do Núcleo Técnico de Educação Infantil (NTEI) da Semed, Aline Fernandes, o momento é considerado histórico para o município.

“Hoje, foi um dia histórico para a Educação Infantil, pois foram assinadas por nosso prefeito 12 ordens de serviço de uma só vez. Com isso conseguiremos duplicar o atendimento às nossas crianças nas Umeis e Cemeis. É com muita alegria que participo desse momento”, disse Aline.

O município atende atualmente, quase seis mil crianças em 43 Umeis e Cemeis. Com a construção das 12 novas Unidades e outras três que começam a funcionar a partir desta segunda-feira, 18, o número de crianças beneficiadas deverá subir para cerca de 8 mil.

“As novas creches vão atender desde o Berçário (crianças de 1 ano) até crianças de 5 anos. Hoje, nós já fazemos esse atendimento com nossos bebês apenas nos Cemeis. Com as novas construções esse atendimento será ampliado”, finalizou Aline.

A secretária de Educação Maria José Maia da Silva citou que até o final do ano 90% da estrutura da Rede física de educação será ampliada pelo atual governo.

“É com muita alegria que hoje assinamos ordens de serviço para mais 12 Centros de Educação Infantil. Sabemos que a estrutura física não é tudo, o mais importante é a estrutura pedagógica, mas precisa sim de uma estrutura melhor e o governo Nélio tá proporcionando essa alegria pra mais 12 Unidades além daquelas que já estão em reforma ou licitação, de forma que, até o final de 2022 teremos praticamente 90% da rede física da Educação Infantil sendo ampliada, reformada e/ou construída”, pontuou a titular da pasta da Educação.

A secretária confirmou ainda que, além das 12 Unidades, mais três creches começam a funcionar provisoriamente a partir de hoje de forma oficial nos bairros Jutaí, Alvorada e Ipanema.

“Hoje também é um dia muito simbólico e importante para três bairros da nossa cidade que ainda estão com obras em construção. Jutaí, Alvorada e Ipanema iniciam hoje, oficialmente o funcionamento desses Centros oportunizando a mais de 300 crianças terem seu espaço para estudo”, concluiu Maria. (Com informações da PMS)

Foto: Reprodução

O Impacto

2 comentários em “Prefeitura formaliza início da construção de 12 Cemeis em Santarém

  • 19 de abril de 2022 em 09:24
    Permalink

    A propaganda do governo do estado diz que, o estado vai mandar construir 120 creches em algumas cidades do estado, e uma delas é Santarém, sejamos justos não é investimento do município e sim do estado.

    Resposta
  • 18 de abril de 2022 em 20:13
    Permalink

    Investimento em educação é sempre uma medida louvável.

    Sobretudo quando o investimento é voltado para a promoção do ensino infantil.

    Crianças precisam de ambientes adequados para desenvolverem de forma saudável suas habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

    Centros de Educação Infantil funcionam assim como base de construção desse processo de desenvolvimento e aprendizagem. É ali que a criança tem as primeiras experiências educativas e interativas com outras crianças.

    Há em todo o país uma carência muito grande de espaços como esses. O déficit de vagas na primeira infância é um óbice ao desenvolvimento da criança e, em muitos casos, impossibilita que as mães de baixa renda consigam um emprego.

    Parabéns ao ilustre alcaide santareno, Nélio Aguiar por esse frutífero e precioso empreendimento, que mostra o seu compromisso com a educação no município.

    Tal iniciativa deveria ser imitada pelos demais gestores públicos do Brasil, em todas as esferas de governo, a fim de reduzir o déficit de vagas na seara do ensino infantil no país, onde atualmente cerca de 5 milhões de crianças estão excluídas de creches e jardins de infância.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *