Vigilância Sanitária apreende mais de 70 animais soltos nas ruas de Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde, realiza apreensões de animais de grande e médio porte soltos nas ruas da cidade.
A iniciativa é baseada na Lei nº 9.605/1998 que caracteriza o abandono como uma forma de maus-tratos. O cumprimento da legislação garante o bem-estar dos bichos, a segurança dos condutores e da população em geral.
Os resgates são realizados a partir de denúncias da própria população, por meio do número (93) 99165-3596. O órgão atende 24h por dia, de segunda a sexta-feira.
Ao receber a denúncia, uma equipe com profissionais devidamente habilitados realizam a captura. Em seguida, os animais são encaminhados para a sede do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde, localizada na Avenida Moaçara, 735, Diamantino, onde eles ficarão aguardando o resgate do responsável, nesse período os animais recebem todo o cuidado necessário.
Para a retirada do animal, o proprietário deverá pagar multa. Caso o dono não faça procura no prazo de 3 dias, o animal será encaminhado para a adoção. Até o momento, mais de 70 apreensões foram feitas.
O chefe do Núcleo Técnico de vigilância em saúde, Marcelino Xavier, ressalta a importância dessa medida. “Através dessas apreensões muitos acidentes são evitados, tendo em vista que animais na rua são sempre um perigo, tanto para a saúde deles mesmo, como para a segurança dos condutores e da população de maneira geral. Então, nos pedíamos ajuda da população, para denunciar se ver algum animal em situação de abandono, que esteja vagando pelas ruas da cidade, que nós da vigilância vamos fazer o resgate e esse animal vai receber todo o cuidado necessário. “ ressaltou.
O Impacto com Agência Santarém