Ações descentralizadas realizam mais de 400 atendimentos nas zonas urbana e rural de Santarém
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) trabalha para garantir os atendimentos relacionados a Cadastro Único (CadÚnico) para beneficiários das zonas urbana e rural. Somente no mês de abril, mais de 400 ações descentralizadas foram realizadas através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República.
De acordo com a coordenadora do Cras, Jaciara Simões, as ações consistem em um atendimento descentralizado de inclusão e atualização do CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, bem como demais serviços ofertados pelo centro como atendimentos social, psicológico, psicossocial e demais orientações sobre programas e benefícios socioassistenciais.
“Levamos os atendimentos até a comunidades mais distantes que têm dificuldade em ir aos Centros da Assistência Social. Ampliamos assim os atendimentos e fortalecemos as relações de referência das equipes com as famílias”, observou a coordenadora.
A primeira ação ocorreu em 6 de abril na comunidade Espírito Santo. Na ocasião, foram realizados 07 recadastros e 03 inclusões de CadÚnico, 15 orientações sociais, 08 atendimentos sociais e 05 atendimentos psicológicos, totalizando 38.
Em 8 de abril, a equipe do Cras Nova República atendeu o Quilombo Murumuru, onde foram realizados 09 atendimentos psicológicos, 06 sociais, 36 informações sobre programas sociais, 31 recadastros e 03 inclusões de CadÚnico, totalizando 85 atendimentos.
No dia 13 de abril, a equipe foi convidada para participar da programação alusiva ao aniversário da Escola Paulo Rodrigues. Na oportunidade 126 pessoas foram atendidas, com 20 atendimentos psicológicos, 17 sociais, 46 informações sobre programas sociais, 31 recadastros e 12 inclusões de CadÚnico.
Em 20 de abril, a equipe realizou atendimento para as famílias dos alunos do Cemei Antônia Correa e Sousa, localizado no bairro Santo André. Foram realizados 121 atendimentos, sendo 08 atendimentos psicológicos, 08 atendimentos sociais, 65 informações sobre programas sociais, 27 recadastros, 02 transferências de município e 11 inclusões de CadÚnico.
As ações descentralizadas executadas no mês de abril finalizaram no dia 28, na Aldeia de Açaizal em alusão ao mês em que se comemora o Dia do Índio. Foram realizados 51 atendimentos, sendo 13 recadastros e 02 inclusões de CadÚnico, 20 informações sobre programas, 07 atendimentos psicológicos e 09 sociais.
“Continuamos no objetivo de ampliar o número de ações descentralizadas e possibilitar ao usuário que está distante dos nossos Centros receber a nossa equipe para os atendimentos e encaminhamentos necessários. Ações como as realizadas durante o mês de abril pelo Cras Nova República também devem ser realizadas por outros centros, para que desta forma, tenhamos a garantia de que os nossos serviços estão chegando ao público que dele necessita”, afirmou a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana. (Com informações da PMS)
O Impacto