Municípios de Breves, Itaituba e Tucuruí vão receber ações da Estação Cidadania
Com o objetivo de facilitar o acesso a serviços, o Governo do Estado avança para entregar novas unidades da Estação Cidadania, em Breves, Itaituba e Tucuruí. A iniciativa busca reunir o atendimento de 32 órgãos de forma ágil e em parceria com municípios e repartições federais.
Atualmente são oito unidades instaladas em regiões estratégicas, sendo cinco na Região Metropolitana de Belém, uma em Santarém, uma em Marabá, e uma em Parauapebas. Juntas, elas já realizaram cerca de cinco milhões de atendimentos. Entre os serviços oferecidos estão: emissão de carteira de identidade, pagamento de faturas, negociação de dívidas, doação de sangue, entre outros.
Wellington Ribeiro foi atendido na Estação Cidadania de Marabá para emissão de RG. “Fiquei muito satisfeito e também surpreso. A gente imagina que vai ser algo mais demorado, mas achei muito ágil. Eu, como cidadão, me sinto respeitado de ter um lugar como esse para ser atendido, porque é um ambiente bem localizado, climatizado, confortável. Tem outras possibilidades de atendimento, tem Banpará, outros órgãos; acaba reunindo vários atendimentos em um mesmo lugar. Antes da emissão do RG, já tinha procurado essa Estação para atendimento do título de eleitor e também da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária de Marabá, que também funciona no local”, avalia.
Ana Lúcia Sousa também concorda com a qualidade do atendimento ao procurar a Estação de Ananindeua. “Estava precisando dos meus documentos, tirar outra identidade. Tive um excelente atendimento. Minha carteira de habilitação também estava com problema e aproveitei e tive atendimento cordial, atencioso e rápido”, pontua.
Alguns dos parceiros das Estações Cidadania que oferecem serviços à população são a Defensoria Pública do Estado, o Banco do Estado do Pará (Banpará), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Fundação Pro Paz, Polícia Civil do Estado do Pará (PCPA) e Departamento de Trânsito do Estado (Detran).
O Impacto com Agência Pará