Entidades de contadores conseguem prorrogação de obrigação acessória
Desde o início do mês passado empresas que compraram produtos como peças, bebidas, cimento e outros estão obrigados a informar ao fisco os estoques dessas mercadorias. O prazo estipulado para prestar as informações foi de trinta dias, terminando em 08/07/22.
Um movimento para a prorrogação deste prazo foi iniciado pela Associação dos Profissionais da Contabilidade de Marabá e Região – ACOMAR, que no dia 28/06 enviou ofício ao Secretário de Estado da Fazenda pedindo a prorrogação do prazo para que os contadores pudessem ter tempo hábil para prestar as informações.
O presidente da ACOMAR, contador Ariomar Cardoso dos Santos contatou a presidente da Vox Contábil, contadora Lindomar Rodrigues relatando o pleito e a importância da atuação da entidade oeste paraense para o sucesso da demanda em prol da classe que representam.
No mesmo dia do contato (29/06) a presidente Lindomar Rodrigues enviou ofício diretamente ao gabinete do Secretário da Fazenda apoiando o pleito da ACOMAR.
Após a solicitação das duas entidades foi publicado no dia 06/07 no Diário Oficial do Estado a Instrução Normativa nº 10/2022, atendendo ao pleito, prorrogando o prazo. Uma vitória para a classe contábil.
Para a presidente da Vox Contábil Lindomar Rodrigues a atuação conjunta de entidades da classe contábil fortalecem a defesa dos direitos e garantias dos contadores.
Para o presidente da ACOMAR Ariomar Cardoso dos Santos é necessário que as entidades de representação dos contadores atuem cada vez mais de forma conjunta e com rapidez, visando sempre propiciar um cenário favorável aos contadores, que exercem papel indispensável para o Estado.
Fonte: ASCOM Vox