Ação integrada combate crimes ambientais e previne conflitos agrários em Rurópolis
Na manhã da última terça-feira (19), em continuidade as requisições periciais de danos ambientais e conflitos agrários na região de Rurópolis, foi realizado diligências ostensivas e levantamento de local com vestígios de danos ao meio ambiente com ocorrência de queimada e danos ao patrimônio de particulares, causado pela ação de invasores de terras.
A operação integrada foi solicitada pelo delegado Ariosnaldo Vital Filho e teve a participação de uma equipe de peritos da Polícia Científica – PCEPA (Regional III), Policiais Militares da 17 CIPM, sob o comando do Capitão Manoel Vieira.
Segundo o titular da delegacia de Rurópolis, está sendo realizado uma série de trabalhos preventivos e repressivos no combate aos crimes ambientais e prevenção aos conflitos agrários no município, em razão das denúncias que tem chegado ao seu conhecimento.
Desta vez, o mapeamento foi realizado nas vicinais do KM 80 em Rurópolis.
As ações são direcionadas para a proteção ambiental, além de garantir que proprietários de áreas devidamente documentadas tenham seu patrimônio protegido contra a ameaça de grileiros e invasores. Para as perícias de dano ambiental, as equipes contam com apoio de imagens de satélite atualizadas diariamente e banco de dados do Governo Federal e Estadual, com dados atualizados com alertas de desmatamento, queimadas e áreas em processo de regularização fundiária.
A autoridade policial também informou que o trabalho continuo está sendo salutar na região e agora contando com uma maior integração e atuação das três policiais atuantes na circunscrição de Rurópolis: a polícia civil, a militar e agora a científica, demonstrando presença e realizando visitas técnicas em comunidades e vicinais para melhor instruir os inquéritos policiais em via de conclusão.
Matéria atualizada às 8h24.
O Impacto com informações da Polícia Civil
Foto: PCEPA e PCPA