Curso de planejamento reprodutivo capacita profissionais da Atenção Básica

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA), e o Hospital Sofia Feldman da cidade Belo Horizonte (MG), está promovendo o curso de Consulta de Enfermagem Ginecológica com ênfase na saúde reprodutiva e nos métodos contraceptivos para os profissionais da atenção básica. A capacitação iniciou terça-feira, 16, e segue até o dia 26 de agosto.

O curso é destinado às enfermeiras da atenção primária à saúde e busca ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo, ampliando a liberdade de escolha das mulheres e contribuindo para a redução das taxas de mortalidade materna e infantil, que tem associação direta com a gravidez indesejada.

Dez profissionais da Semsa estão participando do treinamento. A partir desta quarta-feira, 17, o curso será feito em três polos nas Unidades Básicas de Saúde da Família:  Santo André, Área Verde e Conquista, onde serão feitas as inserções de Dispositivo Intrauterino (DIU) com a supervisão das preceptoras.

                           Enfermeiras da atenção primária estão sendo capacitadas                           

“Hoje foi um momento histórico para a Atenção Primária de Santarém. Esse curso vai qualificar os enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde no que se refere à consulta de enfermagem ginecológica, com ênfase no planejamento reprodutivo, reduzindo com isso a gravidez indesejada e a ocorrência de morte materna, fortalecendo desta forma a política pública de assistência integral à mulher”, informou a enfermeira Marli Sarmento, Referência Técnica em Saúde da Mulher da Semsa.

O representante do Coren-PA, Horácio Bastos, enfatizou a importância da capacitação.  “É com grande alegria que estamos apoiando esse projeto grandioso para o nosso estado. Santarém está sendo o primeiro município do estado do Pará a ser beneficiado, quem ganha são as usuárias do SUS que poderão em breve realizar o procedimento de inserção de DIU pela rede básica.”

     Horácio Bastos

O coordenador nacional de saúde da mulher do Cofen, Herdy Alves, relatou o objetivo da capacitação. “Qualificar o cuidado de enfermagem no campo do planejamento familiar é o principal objetivo do curso. Ficaremos 15 dias em Santarém aprimorando as enfermeiras para a questão da saúde reprodutiva. A cooperação com o Coren, o Hospital Sofia Feldman e com a Prefeitura de Santarém foi essencial para que essa capacitação fosse possível. Então, Santarém só ganha com essas parcerias que vão proporcionar um cuidado qualificado e seguro para as mulheres.”

A enfermeira Adriana Dias trabalha na UBSF Conquista e está realizando o treinamento. Ela destacou como está sendo a experiência. “Estou bastante animada com o curso, pois ele veio para enriquecer nossos conhecimentos para podermos ajudar as mulheres no planejamento familiar com segurança e qualidade. Eu vou aproveitar bastante esse treinamento.”

O Impacto com Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *