Amarelou, Debate entre Presidenciáveis 2022
Está marcado para este domingo, 28 de Agosto, o primeiro debate presidencial da campanha eleitoral, o programa será transmitido por um grupo de veículos, formado pelo Grupo Bandeirantes, TV Cultura, Portal UOL e o Jornal Folha de São Paulo.
Lula e Bolsonaro polarizam a disputa presidencial, segundo as pesquisas de intenção de voto. O presidente Jair Bolsonaro do PL, avalia não comparecer aos debates de primeiro turno. Segundo apurou a Jovem Pan, o núcleo da campanha à reeleição avalia que o assunto precisa ser melhor debatido.
No momento, porém, o chefe do Executivo federal está propenso a não participar dos eventos, sob a justificativa de que a exposição poderia frear seu gradual crescimento apontado pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas nos últimos dias. Entretanto, uma ala da campanha tenta convencer o presidente a mudar de opinião e participar dos compromissos nas emissoras.
Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do PT, principal adversário de Bolsonaro e líder das pesquisas de intenção de voto, já confirmou presença nos debates. No entanto, sua equipe de campanha, destaca que a presença do ex-presidente, não está condicionada à participação do atual presidente da República. Os dirigentes do PT, admitem que o ex presidente Lula, se beneficiaria da ausência de seu maior opositor.
“Lula sem Bolsonaro no debate é ponto para o Lula falar sozinho para milhões de brasileiros. E ainda dá a oportunidade de dizer que o Bolsonaro foge do debate”, disse à reportagem um interlocutor do ex-presidente.
A decisão de Bolsonaro de não comparecer aos debates do primeiro turno já produz reflexos na programação das emissora. A assessoria de imprensa da RedeTV, confirmou que cancelou o seu programa, marcado para o dia 2 de setembro. O compromisso também seria realizado em formato de conglomerado, com a participação dos portais Metrópoles e O Antagonista.
A assessoria de campanha do presidente da República, procurou a RedeTV, para informar que o mesmo, não estaria presente na emissora. Como o ex-presidente Lula também não irá, o debate foi cancelado. Oficialmente, a emissora alegou que a decisão foi tomada porque não houve a confirmação de todos os convidados. A atitude do Presidente Jair Bolsonaro, em não participar de debates e programas de Tv e similares, já era esperada pelos seus opositores, atitude essa que ele tomou nas eleições passadas. “Amarelou mais uma vez”.
Além de Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes, foram convidados a participar do debate deste domingo, os candidatos Luiz Felipe Dávilla do NOVO, Simone Tebet do MDB, Soraya Thronicke do União Brasil. Ficou acordado que não haverá platéia para evitar tumultos.
Fonte: Jovem Pan
Fotos: Reprodução Internet