Golpe das facções faz vítimas no interior do Pará
Estelionatários estão sempre à ativa provocando novas situações para conseguir fazer vítimas. Nas últimas 24 horas pelo menos 4 pessoas da cidade de Uruará, sudoeste do Pará, registraram boletim de ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia sobre o Golpe das Facções. Mas o número de pessoas que foram enganadas pode ser muito maior. Teve vítima que perdeu até 600 reais. É o mais novo tipo de golpe praticado por aplicativo de mensagem.
O golpe funciona da seguinte maneira: os criminosos pegam fotos e dados das pessoas pelas redes sociais, como Instagram e Facebook, e depois passam a enviar mensagens via whatsapp para a vítima ameaçando que vai matar a família e matar a pessoa. Logo em seguida pede uma quantia em dinheiro para que os assassinatos não aconteçam. Em alguns casos os golpistas dizem até que há uma caminhonete parada em frente a residência da vítima cheia de integrantes da facção, o que não passa de alarme falso.
Algumas das vítimas, amedrontadas pelas ameaças, acabaram cedendo a manobra de estelionato bem elaborada e transferiram dinheiro para os golpistas. A orientação é que nesses casos a vítima deve procurar a delegacia de polícia imediatamente para fazer o boletim de ocorrência. E nunca transfira dinheiro.
A Polícia Civil possivelmente fará o levantamento da origem dos números de telefones que estão enviando mensagens para assim posteriormente chegar aos autores do golpe.
Fonte: Debate Carajas com informações do Gazeta de Uruará