Enfermeiros de Santarém confirmam adesão à paralisação na luta pelo piso nacional
Os profissionais de enfermagem de instituições públicas e privadas de Santarém decidiram aderir a paralisação de 24 horas que iniciará às 7h de quarta-feira (21), em todo o Brasil.
A informação foi confirmada pela enfermeira Marcela Brasil, que integra a Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará (Senpa), Delegacia de Santarém.
A decisão da paralisação ocorreu em deliberação de Assembleia. Os detalhes do movimento foi tratado em reunião que aconteceu na noite de segunda-feira(19), na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Santarém.
Na programação do dia 21, consta uma caminhada que iniciará às 17h na Praça da Igreja Matriz, seguindo pela avenida Tapajós até a Praça dos Pescadores, na orla da cidade.
“Neste movimento a gente vai informar a população o porquê desta paralisação. O movimento tem o objetivo não só de mobilizar a população, mas em dizer, que nós estamos lutando pelo piso nacional, que foi sancionado, e logo em seguida, foi suspenso”, disse Marcela Brasil, acrescentando:
“Estamos lutando pela efetivação do piso nacional da enfermagem, dos enfermeiros, dos técnicos de enfermagem e dos auxiliares de enfermagem. Hoje, o salário do enfermeiro fica a critério dos gestores. Um dos exemplos, temos no município de Santarém, em que o salário base do enfermeiro de nível superior é um salário mínimo, o mesmo, de um técnico e de um auxiliar de enfermagem. Então, o piso vem estabelecer o mínimo a ser pago para os profissionais da enfermagem”.
Brasil lembrou ainda, que o movimento de quarta-feira, cumprirá a legislação quanto ao percentual mínimo de 30% dos profissionais que permanecerão trabalhando. Outros sindicatos representativos de profissionais da saúde, tais como Sintesp e SindSaúde participarão do movimento.
Por Baía
O Impacto