Santarém – Vistoria técnica avalia local onde será instalado Delegacia para Atendimento à Pessoa Idosa
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) junto com a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/Subseção Santarém realizaram uma vistoria técnica para avaliar as dependências onde será instalado a primeira Delegacia para Atendimento Especializado à Pessoa Idosa de Santarém. Ela irá funcionar ao lado da Superintendência da Polícia Civil.
“Desde quando nós assumimos o CMDPI em 2021, sempre colocamos como objetivo principal a implantação da Delegacia do Idoso, algo de extrema importância no nosso município para que possamos oferecer um melhor atendimento aos nossos idosos vítimas de violação de seus direitos. Estaremos dando todo o suporte com o apoio da Prefeitura por meio da Semtras, OAB e a Superintendência para que possamos trabalhar da melhor forma nessa implantação”, observou Glaucya Fiori, presidente do Conselho.
O Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB, Evaldo Sena, também lembrou que este era um sonho antigo. “É um sonho antigo, um momento de muita felicidade, há tempos estávamos nessa luta e agora será implantado. Hoje, temos uma demanda suprimida de notificação, as pessoas têm muita dificuldade na hora de fazer uma denúncia, não tem para onde correr, mas com a implantação da delegacia no centro, de fácil acesso, os idosos, familiares, terão o atendimento que precisam.”
O Superintendente da Polícia Civil de Santarém, delegado Jamil Casseb, aprovou o novo espaço e falou da felicidade em contribuir na implantação.
“É um momento ímpar, de muita alegria, de muita felicidade. A gente tem a oportunidade de ver o embrião nascendo de um projeto tão importante, tão bonito, que é a Delegacia do Idoso que vai propiciar o atendimento da forma que nossos idosos precisam e merecem. Nós vamos contar com uma equipe de policiais especializados tendo à frente a nossa Delegada Márcia Rabelo, com investigadores, escrivão e viatura. E o local aqui, em um ponto central anexo a 16ª Seccional, com a própria superintendência para que a gente possa dar todo um suporte, daquilo que seja a nossa competência”, comentou o delegado.
A delegada titular da Delegacia do Idoso, Márcia Rabelo, falou que todos os esforços serão usados para que o local fique pronto logo. “Nós estamos com uma equipe boa da Polícia Civil se movimentando, nós já temos o local, e hoje foi dia de vistoria dos órgãos que são referência no atendimento aos idosos, para aprovarem o espaço, e a partir de agora, iremos solicitar orçamento e a recuperação do prédio.”
“Estamos cada vez mais fortalecendo a rede de defesa e proteção da pessoa idosa em nosso município, para além dos serviços já ofertados e pelos resultados alcançados estamos fazendo parte da Rede Nacional da Pessoa Idosa, com implantação do comitê local para ampliarmos as políticas públicas de proteção, defesa dos nossos idosos, estaremos entregando em novembro uma equipagem com computadores, televisão, central de ar para promoção da inclusão digital e protagonismo dos nossos idosos”, observou a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Sandra Santana.
A Delegacia do Idoso está sendo implantada em razão de liminar concedida em ação civil pública proposta pelo Ministério Público.
O Impacto com Agência Santarém