Período do defeso proíbe a comercialização do tambaqui até março de 2023
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) determinou que durante o período de 1º outubro a 31 de março de 2023 está proibido a pesca, o transporte, o armazenamento e a comercialização do pescado Tambaqui.
A espécie do peixe, também conhecida por pacu vermelho é distribuída na região Norte, além dos estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Em Santarém, a fiscalização durante os meses de proibição acontecerá de forma rígida, favorecendo a reprodução do animal.
“Quem for flagrado pescando, transportando ou tendo em estoque sem comprovação, poderá ser passível de multa ou apreensão dos apetrechos utilizados na pesca, e a multa é cerca de R$ 700,00 a R$100.000,00, além de responder processo administrativo, penal e civil”, disse o fiscal ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Claúdio Santarém.
Outras 8 espécies, também entrarão no defeso, porém, somente a partir de 15 de novembro.
“As ações de fiscalização nas regiões de rios e nos pontos de comércios de pescados na cidade serão intensificados. O planejamento está sendo feito em prol das demais espécies pequenas que estarão fora do mercado. Então a Secretaria disponibiliza o disk denúncia, nos números 93 99209 46 70 / 3522 54 52 para coibir os tipos de prática, de crime ambiental”, informou o agente de fiscalização.
Por Wandra Trindade
O Impacto