Segredo de beleza: a importância de dormir bem para manter a pele saudável

Não é mito; dormir pouco contribui para o envelhecimento precoce da pele

Dormir é uma delícia e, muitas vezes, é a melhor solução para várias questões de saúde e até emocionais. Uma boa noite de sono é revigorante e beneficia o corpo inteiro, principalmente o maior órgão do nosso sistema, que é a pele. Para além das olheiras, uma noite mal-dormida interfere em toda a saúde da pele, principalmente na elasticidade, que é uma das suas melhores qualidades.

Efeito dominó

De um modo geral, a falta de repouso tem impacto na textura da pele, como a perda da viscosidade, além de deixá-la opaca, sem vida, acentuando olheiras e manchas. Não é mito: dormir pouco contribui para o envelhecimento precoce, sim. Isso porque o cortisol, que é o hormônio ativado pelo estresse, permanece em altos níveis, acelerando a formação de radicais livres, que causam rugas. Este desequilíbrio acelera processos inflamatórios que influenciam na produção de colágeno, responsável pela firmeza do tecido e do aspecto saudável.

Uma pausa para renovar

Até as nossas células precisam de um sono de beleza. É durante o sono que ocorre a renovação celular, momento em que as células também descansam, se reorganizam, se reparam e se reequilibram de todo o desgaste que passaram durante o dia. O responsável por esta renovação celular é o hormônio do crescimento, que trabalha melhor quando estamos dormindo, por conta da redução da temperatura corporal. Este processo é responsável pela aparência mais jovial e saudável que temos ao amanhecer. O sistema imunológico também agradece. Uma boa noite de sono favorece as células que protegem o corpo contra doenças e infecções.

A melatonina está on

É quando estamos dormindo que diversos hormônios responsáveis pela saúde da pele trabalham. Durante o repouso, quem entra em cena também é a melatonina, que tem seu ciclo mais efetivo durante o sono, com papel fundamental na neutralização dos radicais livres. O hormônio é produzido de maneira natural pelo organismo, mas quem ainda não fez as pazes com o travesseiro pode consumir suplemento à base de melatonina para garantir a saúde da pele.

Sono da beleza

Socorro! Não consigo dormir! Infelizmente, basta que algumas pessoas coloquem a cabeça no travesseiro para que os pensamentos comecem a desfilar na mente, como em uma escola de samba. E aí o sono vai embora. Há também quem não consiga bater a meta de seis a oito horas de sono diárias. Nestes casos, é preciso ter atenção, resiliência e, principalmente, rotina. Para início de conversa, o tempo de sono é muito relativo. Alguém que dorme profundamente por quatro horas está em vantagem, em comparação com quem dorme oito horas e não consegue relaxar o corpo. Além disso, para fazer o corpo entender que é hora de descansar, é preciso enviar alguns recados para ele.

Em primeiro lugar, só vá para a cama quando estiver com sono e de preferência sempre no mesmo horário, para que o cérebro entenda o que vai acontecer a seguir. Nada de celular ligado no rosto – quando deitar, dedique-se a dormir. Para relaxar, vale tomar um banho gostoso, e não se esqueça de criar um ambiente propício ao relaxamento, fresquinho e confortável. Lembre-se também que este é um momento importante para sua pele, então capriche. Lave bem o rosto, para eliminar as impurezas do dia, seque com uma toalha macia e aplique um bom hidratante. Durante o dia, não se esqueça do protetor solar.


O Impacto

crédito: divulgação istock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *