Presidente da ACOMOZ comemora sucesso da 5ª Feira de Negócios
A 5ª Feira de Negócio dos Lojistas da Associação Comercial de Porto de Moz (Acomoz), aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, na quadra do Colégio Dom Pedro, em Porto de Moz. O evento que teve 17 stands com o mesmo padrão da feira do ano passado, foi coordenado pelo Presidente da Acomoz, Francisco Paiva e a Secretária do evento, a jovem Erica Souto, filha do vice-presidente da associação.
“Quero agradecer os patrocinadores, Prefeito Berg Campos, vereador Ivair Junior, Dr.Fred Feitosa, senhor Ildone do Banco do Brasil, senhor Jhonatan do Banpará. Agradecer o diretor da escola, Professor Aucilei Torres, que nos arranjou a quadra para o evento”, disse Francisco Paiva.
Paiva também mencionou a importância da participação dos clientes na feira, considerando a época que um grupo de angolanos realizavam o comércio itinerante em várias cidades do estado. Constantemente, comercializavam produtos importados na quadra do colégio levando todo dinheiro do município.
“Os empresários associados cobravam providências da associação comercial. Era um problema sério, mandei na época uma matéria para Jornal o Impacto, foi então que diretor de tributos, Waldemir, juntamente com o ex secretário de administração, George, sugeriu que a associação comercial criasse uma feira para impedir que os angolanos concorressem na ilegalidade. A diretoria baseada no estatuto da entidades, indicou um parceiro como coordenador do evento da feira, já com alguns empresários que participaram na cobrança das autoridades municipais em relação ao grupo de angolanos”, destacou.
De acordo com o presidente da Acomoz, a partir daí iniciou os trâmites para a realização da feira em 2018, 2019 e em 2020 não aconteceu, devido a pandemia. Já em 2021, no mesmo período deste ano, empresas legalizadas e não legalizadas participavam das feiras. Percebeu-se que foi criando uma concorrência desleal no grupo e por isso foi necessário assinar um termo de responsabilidade para a realização do evento.
“Como o responsável, só poderia participar da feira às empresas que tivesse legalizadas, assim assinei em 26 de novembro de 2021. Já em 2022, entrei em contato com o Analista de Sistema do SEBRAE, Renato, a possibilidade de coordenar a 4ª feira de negócios. Foi então que tivemos que organizar todas as empresas, juntamente com os contadores no cadastro de pessoas jurídicas, cadastrados na prefeitura. Este ano, foi um sucesso total com a participação de 22 lojistas, o orçamento foi pago pelo SEBRAE. Pela primeira vez coordenando a 5ª Feira de Negócios da Acomoz foi tudo muito bem organizado, agradeço a Deus e todos que participaram pelo sucesso do evento”, comemorou.
Matéria atualizada às 09h.
Por Diene Moura
O Impacto