Vencedora do Concurso para logomarca da Patrulha Maria da Penha é premiada
Foi finalizado nesta sexta-feira (25), com a entrega do prêmio à vencedora, o concurso promovido pela Vara da Violência Doméstica e Familiar, 6ª Promotoria de Justiça de Santarém e a Patrulha Maria da Penha do Oeste do Pará, que selecionou a marca institucional para a patrulha que atua em Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra.
A logomarca vencedora já está nos veículos e será utilizada nas braçadeiras e demais materiais de identificação. A entrega do prêmio foi realizada na sede da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Santarém.
O concurso foi lançado em junho deste ano para participantes de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos. Dezesseis pessoas se inscreveram e a venceu a proposta de Lara Costa, que após análise de juri técnico, atendeu aos requisitos previstos no edital.
A vencedora recebeu como prêmio um notebook doado pela empresa parceira Magazine Luíza. A entrega foi feita pela Juíza da Vara de Violência Doméstica, Carolina Cerqueira de Miranda e pela promotora de Justiça Silvana Vaz do Nascimento, titular da 6ª Promotoria de Violência Doméstica contra a mulher, de Santarém.
Estavam presentes na entrega os representantes da Rede de Proteção, incluindo a representante da OAB Santarém, Jaqueline Mendes, a secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Aguiar, a delegada da DEAM Andreza Alves, e o coronel Valério Ferreira, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar.
Participaram também a equipe de policiais que atuam na Patrulha Maria da Penha, que conta com quatro integrantes em Santarém, três em Belterra e três em Mojuí dos Campos, coordenados por Sônia Ribeiro.
A juíza Carolina Cerqueira destacou a importância do concurso para a rede, para que a patrulha Maria da Penha tenha um símbolo próprio que possa ser identificado. A promotora de Justiça Silvana Nascimento ressaltou que toda a ação feita pela rede tem sempre o objetivo final da “eliminação de toda forma de violência contra a mulher”, disse.
De acordo com a vencedora do concurso Lara Costa, a logomarca foi pensada para representar todos que atuam na proteção da mulher vítima de violência doméstica. Traz o símbolo da águia, que representa a constante vigilância, e abaixo de suas asas está o símbolo do feminino, e ao redor da águia está o escudo de defesa.
O programa “Patrulha Maria da Penha” tem como principal objetivo a fiscalização, através de policiamento militar especializado, do cumprimento das medidas protetivas deferidas por Juízes de Direito da Comarca de Santarém em processos de violência doméstica e familiar contra a mulher, especialmente nas situações de mais elevada gravidade e risco à integridade física, psicológica, sexual, moral e patrimonial da mulher.
Placa para empresa parceira
No âmbito da atuação da Vara da Violência Doméstica em Santarém são desenvolvidos projetos como o “Tem Saída Tapajós, com o apoio do MPPA e outras instituições. O projeto conta com a parceria de empresas locais para empregar mulheres vítimas de violência doméstica encaminhadas pelo judiciário.
Uma das empresas em Santarém é o Grupo CR, rede de supermercados local que recebeu na manhã desta sexta-feira uma placa em agradecimento pela parceria, entregue aos empresários Cesar e Sônia Ramalheiro, da diretoria do grupo. (Com informações do MPPA)
O Impacto