Com mais de 600 mil atendimentos em Santarém, Instituto Mais Saúde encerra atividades no HMS e UPA
O Instituto Mais Saúde deixará a gestão do HMS e UPA à zero hora do dia 1° de janeiro de 2023.
A trajetória construída pelo time multiprofissional do Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em 28 meses de atuação no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, na cidade de Santarém, foi pautada por uma gestão qualificada e humanizada. O Contrato de Gestão Hospitalar N°105/2020 foi rescindido em comum acordo entre o ISMS e a prefeitura municipal. Por tanto, a partir da meia-noite do dia 1° de janeiro de 2023, a OS não atuará mais como gestora das referidas unidades.
A entidade deixa um legado que contribui com a história da saúde pública no município de Santarém, em uma gestão compartilhada com a prefeitura, nos dois anos e quatro meses de atuação. O ISMS sempre visou a promoção de resultados, administração correta e boa distribuição de tarefas e atividades. Além do investimento na educação continuada e na capacitação tecnológica dos profissionais da saúde, que garantiu a qualidade no atendimento.
O HMS se consolidou como a principal referência na para atendimento de urgência e emergência em traumatologia, no oeste do Pará, bem como para cirurgias eletivas de ortopedia e da especialidade de cirurgia geral.
Durante a pandemia da Covid-19, o trabalho de gestão da entidade teve destaque na imprensa, pois no período mais crítico enfrentado pela doença, a UPA 24h também foi referência para o primeiro atendimento de pacientes suspeitos e confirmados, que depois eram encaminhados para hospitais de referência em internações.
A humanização foi evidenciada no dia a dia dos profissionais ao se unirem para dar resolutividade ao tratamento dos doentes e ainda levar carinho e um pouco de alegria durante a estadia no Hospital. Vários projetos sociais, lúdicos e que levaram atenção às boas emoções de quem esteve internado foram promovidos pela equipe.
Dados gerais de atendimento
Desde setembro de 2020 e até o momento o ISMS realizou mais de 600 mil atendimentos na urgência e emergência do PSM e UPA, além dos setores da obstetrícia, centro cirúrgico e exames por imagem. Dos quais foram 12.763 cirurgias, 110.197 mil pacientes acolhidos no PSM, 188.542 mil atendimentos na UPA, a obstetrícia recebeu 28.943 mulheres grávidas, desse número, foram 8.500 partos e 255.192 mil exames de imagem, que inclui Raios-X, ultrassonografia, tomografia e arco cirúrgico. Este último dado, do complexo de imagem, correspondem ao período de setembro de 2020 a novembro de 2022.
O Instituto Mais Saúde agradece a todos os colaboradores que participaram desta jornada e à população santarena e da região oeste do Pará pela confiança durante o período de trabalho. Os valores da entidade são focados na ética, respeito, responsabilidade, transparência, superação, sustentabilidade e eficiência. Foram com esses valores que o HMS e a UPA foram geridos.
O Impacto com informações HMS