Santarém – Policiamento Escolar destaca ações de 2022 no combate a atos infracionais
O Policiamento Comunitário Escolar (PCE) centralizado na sede do Comando de Policiamento Regional-I (CPR-I), fez um balanço das atividades realizadas durante todo o ano de 2022 nas escolas de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, bem como nas comunidades que abrangem esses municípios.
Após a pandemia e retomada das aulas presenciais, as ações foram intensificadas atendendo principalmente as áreas rurais e ribeirinhas que por serem mais afastadas, necessitam da parceria com o policiamento com intuito de minimizar conflitos existentes, os quais têm trazido grandes problemas para as escolas bem como pra sociedade em geral.
As ações obedecem um ciclo, iniciando com gestores, professores e colaboradores das escolas, fazendo parte também lideranças comunitárias e tendo como objetivo principal de orientar quais os procedimentos devem ser adotados diante da prática de crime e ato infracional no ambiente escolar, além de identificar, analisar, priorizar, prevenir e aplicar soluções para essas problemáticas.
Só no primeiro semestre de 2022 mais de 100 escolas foram atendidas, alcançando um público equivalente a 1.784, totalizando cerca de 436 ações e atendendo 19.373 pessoas por ano. As atividades incluem capacitação para professores, gestores escolares e funcionários; palestra para pais e alunos de escolas; reunião com outros órgãos/redes de serviço; visita domiciliar; visitas técnicas de segurança; círculos de construção de paz, entre outros.
As ações pretendem minimizar as consequências oriundas da situação de risco, vulnerabilidade e violação de direitos envolvendo crianças e adolescentes, bem como somar forças com os órgãos da rede de serviços, na articulação de ações preventivas.
Em Santarém, o efetivo policial está passando por capacitação gradativamente, por ocasião de uma formação que toda a tropa está passando, sendo cerca de 40 policiais por turma. O objetivo além de expandir a metodologia de trabalho do PCE, é padronizar os procedimentos adotados nos educandários bem como intensificar a aproximação com a comunidade escolar.
Dessa forma, o Policiamento Comunitário Escolar continua atuando com suas ações preventivas nas escolas e comunidades, na área urbana e rural, planalto e ribeirinho, atendendo gestores, professores, equipes técnicas, lideranças comunitárias e religiosas, pais, responsáveis e alunos.
Por Diene Moura
O Impacto – colaborou Lorenna Morena
Fotos: PM-PA