NÉLIO AGUIAR AFIRMA QUE FURTO DE FIAÇÃO ELÉTRICA SE TORNOU INSUSTENTÁVEL
Em resposta rápida ao tópico ‘Parque no Escuro’ do Bocão, veiculada na página 5 da edição 1.443, desta sexta-feira (27), o Prefeito Nélio Aguiar, informou à nossa reportagem, que o aumento exponencial de casos de furtos de fios/cabos de energia elétrica, praticados por usuários de drogas, afetam a iluminação de logradouros públicos, em Santarém.
O furto de fiação é um mercado ilegal lucrativo. De venda e compra rápida, difícil até de investigar, localizar e encontrar o seu destino. O receptador é considerado ‘invisível’, ninguém sabe, ninguém viu. E o mais ‘letal’ à sociedade, também não é preso, como destaca o gestor municipal.
A polícia deve investigar é o que está faltando. “Está uma coisa horrível. A gente coloca o fio, vão lá e roubam, vão lá e roubam. Não prendem ladrão, ninguém é preso! Tem gente aí, receptador, gente comprando fio roubado, também ninguém prende, não tem receptador preso. Polícia Civil não investiga isso, não vai para cima disso! Tá insustentável! Praticamente toda semana é roubo na Anísio Chaves, roubo no Mirante, roubo na praça da Vera Paz. São aí várias praças que são alvos. Parque da Cidade, fazem rodízio, roubando, um dia roubam em um, depois roubam outro”, desabafou o Prefeito Nélio Aguiar.
Além dos furtos de fios elétricos e cabos, os usuários de drogas vandalizam o local de lazer e entretenimento, em alguns casos, logo após o trabalho de recuperação realizado pela própria prefeitura.
“Assim foi na praça do Centenário. Sempre realizamos o trabalho de recuperação. Os caras agora por último roubaram toda a fiação elétrica e ficou no escuro. Usam droga, picham e cagam”, disse o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca (SEMAP), Bruno Costa.
Vários boletins de ocorrências foram realizados, mas infelizmente o esquema criminoso que sustenta o vício já se instalou em Santarém. Talvez, a solução mais eficaz seria a implementação de uma Guarda-Municipal, instituição responsável para resguardar o patrimônio público ou políticas públicas capazes de promover ações planejadas e direcionadas para o tratamento e reinserção de forma digna à essas pessoas.
Matéria atualizada às 10h02.
Por Diene Moura
O Impacto
Ta na hora de Santarém que é Área Metropolitana ter uma Guarda Municipal concursada no mínimo de 100 homens e equipadas e armadas e padronizadas conforme legislação vigente por habitantes é questão de Segurança.
Pois é… Cadê a guarda municipal? Município desse tamanhão e não tem ainda esse suporte?