PENINHA: “BRAZAURO NÃO HONRA COMPROMISSOS COM EMPREGOS PARA A REGIÃO”

A empresa BRAZAURO, que detém a mina do Tocantinzinho, tem criado grandes expectativas de futuro para o município de Itaituba e região, disse o vereador Peninha em pronunciamento na terça-feira (14), no Plenário da Câmara Municipal de Itaituba.

Esta perspectiva foi criada em torno da geração de emprego e renda, além do aquecimento do comércio, com compras nas empresas da região.

Em reunião realizada no ano passado na SEMED, com representantes do SINE e SEMDAS, lembrou Peninha, o representante da empresa BRAZAURO afirmou que a empresa possuía R$ 1.200.000,00 para a realização de cursos de preparação de mão de obra.

Porém, até hoje, a empresa só realizou um curso de ajudante de pedreiro para 25 candidatos e destes, apenas 3 parecem que foram chamados para trabalhar. Destacou o edil, que a empresa se comprometeu a realizar 12 cursos com SENAI para preparar mão de obra de aproximadamente 500 pessoas, alguns para trabalhar na empresa e outros para o mercado de trabalho, porém, apenas um curso foi realizado. Nos outros cursos a empresa está pegando “carona” com Rotary, Senai e Associação Comercial para realizar.

Na propaganda da empresa, ela divulga que nesta fase de implantação do projeto serão absorvidas a mão de obra de 1.200 pessoas e na fase de operação 400 pessoas, frisou o parlamentar. Desta quantidade, o compromisso da empresa, nesta fase de instalação é garantir 30% desta mão de obra para pessoas que moram na região (Itaituba, Moraes Almeida, Mamoal e Jardim do Ouro), todavia isto está longe de acontecer porque quase toda a mão de obra está vindo de fora.

A empresa, afirmou Peninha, vem descumprindo a LICENÇA DE INSTALAÇÃO expedida pela SEMAS, na qual a BRAZAURO se compromete a apresentar um relatório com estes cumprimentos, como condicionantes.

Porém, continuou o vereador, pelo que estamos vendo, os compromissos assumidos estão longe de serem cumpridos. Recentemente, em apenas um dia, filas se formaram em frente ao SINE em Itaituba.

Duas Mil e Trezentas (2.300) pessoas se cadastraram, e apenas 50 pessoas (operadores de máquinas pesadas) fizeram entrevista. Deste montante, segundo Helke Portela, Coordenadora do Sine em Itaituba, até o presente momento ninguém foi chamado, pois diariamente esta gente procura o SINE para saber quando vão ser chamados, lembrou o edil.

Outro fato que chamou a atenção, prosseguiu em seu pronunciamento o vereador, é que na propaganda da empresa a promessa é de emprego para pessoas de Itaituba não vem sendo cumprida. Entretanto, no mesmo período em que houve cadastro no SINE de Itaituba, no Sine em Santarém, se cadastraram no primeiro dia 800 pessoas e no segundo dia 500 pessoas, num total de 1.300 pessoas.

Significa que gente de Santarém pode ter tirado o emprego de pessoas de Itaituba, onde se encontra o Projeto Tocantinzinho, apesar de nossa riqueza está sendo extraída de terras itaitubense, disse Peninha.

Se não bastassem os empregos gerados serem dados para pessoas de outras regiões, acrescentou Peninha, as compras de mercadorias e etc. necessários para a mineradora funcionar, estão sendo compradas de comércios de outras cidades e não do comércio da região.

Por exemplo, disse o edil, para o transporte de funcionários, foi contratada uma empresa do Paraná, denominada CATTANI, que está usando ônibus da empresa CASATUR. O restaurante foi entregue para uma empresa de Minas Gerais administrar. Tudo em detrimento da nossa região que possui empresas de ônibus, empresários do setor alimentar e etc., mas que não estão sendo valorizados, alegou Peninha.

“Quando da apresentação do projeto para implantação, toda a história é bonita. Vai ser gerado centenas de empregos. Vai ser gerado Renda. As compras serão feitas aqui para aquecer o comércio local. Só que quando o projeto sai do papel para a realidade, a história muda. A justifica primeira é que não temos mão de obra qualificada, o que quando da apresentação do projeto, foi garantido cursos para preparar esta mão de obra. O preço das mercadorias aqui é mais cara, por isso trazem de fora. E assim vão justificando e novamente tudo o que foi prometido não é cumprido. Aconteceu quando da implantação dos portos em Miritituba. Da implantação da Mineradora Serabi e agora da implantação da Mineradora BRAZAURO”, disse o parlamentar, concluindo:

“Até quando vamos aceitar e sermos enganados?”.

O Impacto

 

7 comentários em “PENINHA: “BRAZAURO NÃO HONRA COMPROMISSOS COM EMPREGOS PARA A REGIÃO”

  • 24 de março de 2023 em 09:51
    Permalink

    Não se pode repudiar a mão de obra de Santarém, ate pq muitos são Itaitubenses que fixaram a tempos atras residencia em Santarém pela falta de oportunidade de empregos que existia em Itaituba. Falo isso pq meu esposo é um exemplo disso, nascido de uma família tradicional de Itaituba mas que teve que migrar para Santarém a anos atrás pela falta de oportunidade de empregos em Itaituba. Hoje, residindo em Santarém, está tendo uma oportunidade de emprego na Brazauro, então, eu acredito que temos que ficar de olhos na mão de obra que estão sendo contratada de outros Estados ou de municípios distante de Itaituba.

    Resposta
  • 14 de março de 2023 em 20:47
    Permalink

    E o que o poder público está fazendo para qualificar esse pessoal? Franquear a responsabilidade pública para as empresas é fácil, mas me digam o que a Prefeitura e a Câmara tem feito? Falar esse nobre vereador fala muito… e as ações! Agora querer obrigar as empresas a comprararem suprimentos pelo dobro do preço e contratar pessoas sem qualificação é impossível… me digam por que contrataram em Santarém? O que Santarém fez que Itaituba não fez! Pobre Itaituba que sofrerá muito ainda enquanto tivermos cobras velhas como essa e VC, nos resta trabalhar!

    Resposta
    • 15 de março de 2023 em 07:59
      Permalink

      Todo apoio a nobre vereador que com maestria exerce seu nobre dever de defender os interesses do povo de itaituba, pois a questão é pontual se refere nas condicionantes impostas sim e aceitas pelas empresa para poder funcionar, já que o município fez sua parte expedindo a licença agora cabe a empresa fazer a sua que é assumir na prática o que se propôs a fazer nas condicionantes ou caso contrário o município tem o dever de cassar a licença de funcionamento, simples assim.

      Resposta
  • 14 de março de 2023 em 17:52
    Permalink

    É por esta e outras razões,que não se deve jamais deixar de dar o devido apoio aos pequenos do ramo da mineração,que são filhos da terra mas,os nossos representantes não vêem desta forma, é lamentável o que a nossa região esta passando.

    Resposta
  • 14 de março de 2023 em 16:31
    Permalink

    Poderia ter a opção de compartilhar no LinkedIn! Visto que a empresa tem página e podemos ter uma discussão saudável do tema.

    Resposta
    • 15 de março de 2023 em 04:26
      Permalink

      E os trabalhadores de itaituba estao passando fome…

      Resposta
  • 14 de março de 2023 em 13:21
    Permalink

    boa tarde,so a titulo de correção, os cursos em parceria com o SENAI ,foi através da CDL ITAITUBA, com apoio do Rotary club, e não pela associação empresarial como está escrito na reportagem, bom seria obter mas informações antes de publicitar.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *