No Baixo Tocantins, Segup lança operação em combate à criminalidade
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deflagrou a operação integrada “Esparavel”, no município de Igarapé-Miri, na região de integração do Tocantins, com o objetivo de reforçar o efetivo policial na localidade de forma permanente e contínua, intensificando ações de segurança pública, com ocupação e saturação, por meio do choque operacional a fim de diminuir os indicadores de criminalidade, combater as ações criminosas e garantir a segurança aos moradores da região.
Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a estratégia faz parte do planejamento de Segurança Pública, objetivando garantir ações efetivas de segurança por todo o estado.
“Objetivando garantir a ‘Segurança Por Todo o Pará’, inclusive dentro do projeto que é nomeado dessa forma, nós estamos iniciando na Região do Baixo Tocantins, mais especificamente no município de Igarapé-Miri, tanto na área rural quanto na área urbana, a “Operação Esparavel” com o objetivo de trabalhar de forma integrada junto às forças de segurança, com presença de polícia nas ruas com ações com ostensividade, mas também com investigação, para repressão se necessário”, explica.
O titular da pasta detalha como irão ocorrer as ações no município:
“Em nossa atuação na área, que não tem data para terminar, vamos fazer diligências investigativas, abordagens, cumprir mandados judiciais, e tudo o que for necessário pra que possamos prevenir e coibir o crime naquela região. Dentro das ações estaremos utilizando o CICC móvel, Graesp com as aeronaves, equipamentos de ponta como drones com visão termal, embarcações com lanchas blindadas, e tudo que nós temos de aparato policial pra que a gente possa dar o suporte para os órgãos de segurança que estão operando nessa ação, como as Polícias Civil e Militar, a Seap, que atuarão de forma integrada dando suporte à população daquela região, mais especificamente com a população de Igarapé Miri”, detalhou o secretário.
Lançamento – O lançamento da Operação ocorreu na última quinta-feira (16), na região do Baixo Tocantins, com o reforço de mais de 70 agentes de segurança, além do efetivo local. Os agentes já realizaram diligências policiais que resultaram em apreensões de drogas, aparelho celular, dinheiro (em espécie), e ainda apreensão de uma moto roubada.
As ações seguem por tempo indeterminado com fiscalizações e barreiras na rodovia estadual PA-151, diligências para busca e recaptura de foragidos da Justiça, cumprimento de mandados de prisões, patrulhamento e rondas ostensivas, tanto nas vias da cidade quanto nos furos dos rios, matas, e ainda, com monitoramento aéreo, por meio do Grupamento Aéreo de Segurança.
CICC – O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel já foi instalado no município com o intuito de realizar o videomonitoramento, concentrando os pontos focais de cada órgão, com o objetivo de garantir maior agilidade e rapidez às ocorrências e alinhamento de ações diárias. Uma lancha blindada, além de embarcações locais, helicópteros, drones com visão noturna e termal, miras holográficas, entre outros equipamentos de última geração estão compondo o aparato da Segurança Pública para equipar a tropa e atuar com precisão nas ações dos forças de segurança integradas na operação.
Integração – Participam da Operação as Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (SEAP), Departamento de Trânsito do Estado (Detran), além da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (SIAC), Grupamento Fluvial (GFLU) e o Grupamento Aéreo de Segurança (GRAESP), vinculados à Segup.
O Impacto com informações da Segup