Estudantes representam o Pará na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias
Os estudantes Marlon Rodrigues Machado, da Escola Municipal Aristóteles Emiliano de Castro (Igarapé-Miri), e Daniel Gonçalves da Silva, do Sistema de Ensino Inove (Abaetetuba), vão representar o estado do Pará na 21ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (Febrace), realizada de 20 a 24 de março em São Paulo.
A maior feira de ciência do país vai receber três projetos dos jovens cientistas. Dois deles receberam o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa): o primeiro é o projeto “Cata-Histórias”, do aluno Marlon Machado, com orientação do professor Railson Wallace; e o segundo é o projeto “Transponder para Embarcações: um estudo social de prevenção de acidentes em Barcarena”, do aluno Daniel Gonçalves com orientações do professor Gilberto da Silva.
De acordo com Marcel Botelho, presidente da Fapespa, o projeto dos garotos vai além do valor científico: “É uma forma desses garotos se posicionarem na sociedade, além de obterem um conhecimento cognitivo, intelectual e como cidadão, ajudando a criar soluções para o dia a dia deles em seus municípios”, disse.
Já sobre o fomento da fundação, Marcel conclui que por meio da instituição, os garotos terão auxílio financeiro e de estadia no local durante os dias feira.
O próprio governador do estado, Helder Barbalho, solicitou esforços para apoio aos jovens cientistas.
SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS
O projeto “Cata-Histórias” visa o resgate histórico do município de Igarapé-Miri através da história de vida de personalidades locais, que também são os protagonistas. Além de resgatar e divulgar as histórias do município, o projeto pretende manter viva a memória por meio de exposições em museu.
Já o projeto “Transponder para Embarcações é um estudo social de prevenção de acidentes em Barcarena” busca a instalação de equipamentos que possam detectar a presença de outras embarcações na rota de navegação, possibilitando a prevenção de possíveis colisões e acidentes graves.
Fonte: DOL
Imagem: WEB