Terminal Hidroviário de Santarém atende mais de 150 mil passageiros no primeiro ano de funcionamento
Há um ano, no dia 20 de abril de 2022, o Governo do Estado do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), entregava à população do município de Santarém, no oeste paraense, o novo Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas “Joaquim da Costa Pereira”. Considerado o maior e mais moderno terminal hidroviário público de passageiros do Brasil, o equipamento tem mudado a realidade do público santareno e dos demais municípios que compõem a região do Baixo Amazonas.
Dados da prefeitura municipal de Santarém, responsável pela administração do equipamento público, apontam que, em seu primeiro ano de funcionamento, o novo Terminal Hidroviário registrou mais de 100 mil processos de embarque e desembarque, além do fluxo de mais de 150 mil passageiros. O espaço também recebeu mais de duas mil embarcações que fazem linhas interestaduais para os estados do Amapá e Amazonas.
Para o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, a construção do Terminal Hidroviário é uma obra essencial. “O novo terminal preenche uma lacuna histórica para a região, que tem nos rios o seu principal meio de transporte. São milhares de pessoas que circulam diariamente pelo terminal, uma movimentação que segue impulsionamento à nossa economia, por meio da geração de emprego e da circulação de mercadorias. Nesse primeiro ano de funcionamento do Terminal, muito melhorou e muito se desenvolveu na região. Santarém e o Baixo Amazonas são gratos por este Terminal”, declarou o gestor municipal.
Estrutura – Com mais de 22 mil metros quadrados de área construída, a estrutura conta com guichês para venda de passagens, guarda-volumes e carrinhos para bagagens. A sala de embarque dispõe de cadeiras confortáveis, rede Wi-Fi e escadas rolantes, que facilitam a acessibilidade ao segundo piso.
O ambiente também é climatizado e possui vestiários e banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcDs). A área inclui ainda farmácia, lanchonetes, restaurante e espaços para lojas e quiosques, além de salas para órgãos de segurança e justiça.
O equipamento hidroviário é composto por um conjunto naval moderno e seguro, que dispõe de rampa metálica biarticulada, passarela coberta e flutuante com oito fingers para atraque das embarcações. O espaço também possui área externa com estacionamento e galpão para abrigar cargas e utensílios dos passageiros.
O engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, destaca que “A construção do Terminal Hidroviário de Santarém mudou a realidade da cidade, estimulando o desenvolvimento da região oeste do Pará, fomentando a economia, o turismo e a integração dos municípios por meio do modal hidroviário, garantindo conforto e segurança no embarque e desembarque de moradores e turistas”.
Ainda de acordo com o gestor, a CPH segue trabalhando para garantir a construção de novos terminais, em diversas regiões do estado a fim de promover a integração dos municípios paraenses por meio do transporte fluvial.
O Impacto com Agência Pará
Foto: Bruno Pinheiro