“En agosto nos vemos”, romance inédito de Gabriel García Márquez, será publicado em 2024

Será publicado em 2024 “En agosto nos vemos”, romance inédito de Gabriel Garcia Márquez. A obra será lançada em todos os países de língua espanhola e marca o décimo aniversário da morte do autor vencedor do prêmio Nobel colombiano. O anúncio foi feito pela Random house, atual detentora dos direitos da obra do escritor.

Os leitores esperavam com expectativa que este trabalho, que foi encontrado como o resto de seu arquivo pessoal no Harry Ramson Center em Austin, visse a luz. Vinte anos depois de sua última obra publicada, “Memória de minhas putas tristes”, em 2004, sua família decidiu pela publicação desta nova obra.

Foi em 2008 que o também falecido jornalista colombiano José Salgar, a quem García Márquez considerava seu professor, contou que o autor estava terminando este romance, obra com a qual pretendia fechar o ciclo iniciado em 1985 com “Amor em tempos de cólera” e continuou com “Do amor e outros demônios” (1994) e seguiu com “Memória de minhas putas tristes” (2004). O romance narra a história de uma mulher da alta sociedade que visita um balneário da costa colombiana todo mês de agosto. Inicialmente concebido por Gabo no formato de contos, ele finalmente decidiu reestruturar e transformar em um romance.

Em nota, os filhos de Gabo explicaram que “En agosto nos vemos” foi o último esforço do autor para continuar a criação de “Faça chuva, faça sol”, projeto nunca finalizado. Ainda segundo a nota, o romance contém todas as características que marcaram as obras de gabo: sua poesia na linguagem, o entendimento profundo da complexidade humana e o amor, que mesmo retratado através de desventuras e muito longe do idealizado, era o principal tema de sua obra.

“Lendo-o novamente quase dez anos depois de sua morte, descobrimos que o texto tinha muitos e agradáveis méritos”, acrescentaram os filhos do escritor que morreu no México, em 17 de abril de 2014, aos 87 anos.

A editora Record, detentora dos direitos de publicação das obras de Gabo no Brasil, informou que o ‘En agosto nos vemos” terá lançamento simultâneo no Brasil.

Sobre o autor

Nascido em 6 de março de 1927 na cidade de Aracataca, na região caribenha da Colômbia, García Márquez, jornalista e escritor, deixou uma longa lista de contos e romances, como “Relato de um náufrago”, “Crônica de uma morte anunciada”, e a mais popular de todas, “Cem anos de solidão”.

Esta obra lhe rendeu, em 1972, o prêmio latino-americano Rómulo Gallegos, seu primeiro grande reconhecimento, seguido em 1982, pelo Prêmio Nobel de Literatura.

Ao lado do peruano Mario Vargas Llosa, do argentino Julio Cortázar e do mexicano Carlos Fuentes, García Márquez fez parte do que ficou conhecido como “o boom latino-americano”, um fenômeno editorial e literário dos anos 1960 e 1970 que os tornou conhecidos mundialmente.

Gabriel García Márquez é o escritor em língua espanhola mais traduzido no século 21.

Arquivo Pessoal

O arquivo pessoal de García Márquez foi vendido por sua família para a Universidade do Texas, onde faz parte do acervo do Ransom Center. Esses documentos incluem manuscritos originais, predominantemente em espanhol, de dez de seus livros, juntamente com mais de 2.000 correspondências além dos rascunhos de seu discurso de aceitação do Prêmio Nobel de 1982.

O acervo também guarda mais de quarenta álbuns fotográficos sobre aspectos de sua vida ao longo de quase nove décadas, as máquinas de escrever Smith Corona e os computadores nos quais escreveu algumas das obras mais queridas do século XX ou álbuns com recortes de jornais americanos. ao redor do mundo que documentam meticulosamente sua carreira como escritor.

 

Rodrigo Neves
O Impacto

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *