Em ação coordenada, Polícia Civil do Pará prende cinco investigados por extorsão no Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Pará, com apoio de agentes de segurança do Rio de Janeiro (RJ), realizam nesta semana a “Operação Beja” para cumprir oito mandados de busca e apreensão domiciliar, e cinco de prisão temporária, contra investigados por envolvimento no crime de extorsão mediante sequestro, praticado em março deste ano na sede municipal de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, as buscas foram realizadas nos municípios fluminenses do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Guapimirim, e em Ananindeua, no Pará, resultando na prisão de cinco pessoas.
“Essa ação contínua da Polícia Civil do Pará foi deflagrada com o intuito de prender outros indivíduos suspeitos de envolvimento em um sequestro ocorrido na cidade de Abaetetuba, que durou mais de 72 horas. Diante disso, nossas equipes especializadas iniciaram as investigações, e com apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro conseguimos localizar outros cinco suspeitos de participação”, explicou Walter Rezende.
A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Roubos a Banco e Antisequestro (DRRBA), vincula à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). “A Operação foi exitosas, pois resultou na prisão de cinco investigados e apreensão de celulares que serão periciados para coletar outras provas”, informou o delegado Erisson Leal, que preside o inquérito.
Policiais civis da Divisão Antissequestro (DAS), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro deram apoio. Durante as buscas foram apreendidos celulares, munições e simulacro de arma de fogo, dentre outros objetos, além das prisões de três mulheres e dois homens.
Ação integrada – Em março de 2023, seis pessoas foram presas durante a primeira fase da Operação Beja, deflagrada pela Polícia Civil nos municípios de Abaetetuba e Barcarena, na região do Baixo Tocantins. Durante a ação integrada, que contou com participação de policiais militares, foi possível apreender 17 quilos de drogas, munições de armas de calibre .38, balança de precisão e outros objetos utilizados na comercialização de entorpecentes. Um veículo que havia sido roubado de uma vítima de sequestro ocorrido em Igarapé-Miri, no dia 14 de março deste ano, foi recuperado.
A outra equipe da Polícia Civil, que também esteve em Barcarena, na localidade Invasão do Líder, também encontrou o local utilizado como cativeiro. As investigações prosseguem, a fim de prender os demais envolvidos no crime.
O Impacto com informações da Agência Pará