Escola indígena no Rio Arapiuns é destruída por incêndio
Na madrugada de segunda-feira (22), a Escola da Comunidade Aldeia Akayú Wasú, localizada na região do Rio Arapiuns, foi completamente consumida pelo fogo. O caso foi registrado na 16ª Seccional de Polícia Civil, pois existe a suspeita que o incêndio seria criminoso.
Segundo informações de comunitários, era por volta das 2h quando avistaram uma determinada pessoa saindo de uma bajara e ateando fogo na escola indígena.
Alguns indígenas que vieram para Santarém para participar de uma reunião do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA), denunciaram o caso à polícia.
O atentado ocorreu na Aldeia do Cacique Rogério dos Santos, Diretor da associação dos moradores da Resex Tapajoara.
“Estamos tomando as providências aqui na delegacia e com certeza vamos encontrar e fazer justiça. Sim, nós já temos uma suspeita de quem foram os autores do crime, ouvimos barulho de rabeta e também tinha um grupo de pessoas bebendo nesta noite lá. Sabemos que é um grupo de pessoas que atearam fogo”, lamentou o cacique.
Havia pouco tempo que a escola tinha recebido da Prefeitura de Santarém cerca de 60 cadeiras novas e motor de luz que não foi utilizado.
O CITA se manifestou sobre o caso, veja na íntegra:
Ver essa foto no Instagram
Matéria atualizada às 9h09*
Por Diene Moura
O Impacto – Colaborou Bena Santana e Lorenna Morena
Lamentamos o fato ocorrido na escola indígena e manifestamos a nossa solidariedade pelo fato ocorrido
Que tudo seja esclarecido e o culpado seja punido pela forma da lei