Bocão Ed. 1460
SEFA E EQUIPE EFICIENTE
O bacharel em ciências contábeis Ivaldo Junior, enviou mensagem à coluna para elogiar o atendimento do Diretor de Fiscalização da SEFA, Dr. Paulo Veras, sua equipe de trabalho em Belém e os servidores do Núcleo de Cobrança Administrativa da Dívida Ativa da Procuradoria-Geral do Estado do Pará, Gabriela Silveira, Fernanda Lima e Amélia Brito juntamente com os servidores da Coordenação de atendimento da SEFA Tânia Gomes Pereira Braga, Fabiana de Oliveira Lima, Roseli Maria Kempfer Pantoja e Caio Felippe Gomes pela dedicação e técnica desenvolvidas em suas atividades.
SEFA E EQUIPE EFICIENTE 2
Ivaldo Junior solicitou informações e resultado de um contribuinte que desejava recolher o ICMS em atraso e esses servidores foram eficientes, demonstrando dedicação e vontade de resolver a situação. Quero parabenizar o Dr. Paulo Veras e esses excelentes servidores pela dedicação, agilidade e proatividade.
SEFA E EQUIPE EFICIENTE 3
Ivaldo destaca o atendimento, sempre humanizado e atenção evidenciada com trato às pessoas sempre de forma gentil e compreensiva. Vocês fazem a diferença, são exemplos para todos os servidores com cargo de chefia. O contribuinte agradece essa equipe que pode servir de referência aos demais servidores.
RUA DOS TAMÔIOS
A coluna recebeu da senhora Joelma Patrícia mensagem solicitando do prefeito Nélio sua especial atenção para a Rua dos Tamôios que está cheia de buracos. Ela diz que sempre votou do prefeito Nélio e sempre vai votar, pois ele é simples, humilde e está fazendo muito por Santarém. No fim ela diz: Prefeito Nélio, mande dar um jeito nos buracos.
MENTES TÃO BEM
Iago, tu mentes tão bem que parece verdade. O que tu me falas, vou acreditando que tu vais devolver meu dinheiro. Mentes tão bem que até chego a imaginar que não queres me enganar, que vais devolver meu dinheiro com juros. Ele agora diz que uma advogada em Santarém está elaborando a confissão da dívida. Tudo mentira.
MENTES TÃO BEM 2
Mentes tão bem, tão bem, que me prometestes assinar um contrato de confissão de dívida, porém, não me dizes em que cidade estás, não informas o nome do teu advogado que está elaborando esse tal contrato, não dizes onde vais conseguir dinheiro para devolver, enganando seus alunos que passaram muitos anos para adquirir esse recurso e fostes curtir em Dubai, gastando o dinheiro em hotel 5 estrelas e na compra de carros importados e outras coisas mais. Para de mentir golpista. Vários BOs já foram registrados na Polícia e em breve tu vais preso e confessar o golpe.
RECEITA FEDERAL ALERTA
A Receita Federal alerta os contribuintes sobre a existência de sites que prometem antecipação de restituição do Imposto de Renda. Algumas empresas, utilizando-se da boa-fé das pessoas, prometem vantagens financeiras a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais. Em alguns casos, muitas solicitam até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” a antecipação da restituição do imposto de renda.
RECEITA FEDERAL ALERTA 2
O golpe geralmente tem início por meio de e-mail, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos chegam em nome do governo federal, simulando inclusive o design e a aparência da Receita ou do Governo Federal, trazendo em seu conteúdo a opção de o contribuinte receber antecipadamente altos valores de restituição da Declaração do Imposto.
RECEITA FEDERAL ALERTA 3
As mensagens geralmente vêm acompanhadas de links para um cadastro ou acesso a um sistema para visualização de comprovantes de pagamento ou realização de saques. A Receita reafirma que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.
RECEITA FEDERAL ALERTA 4
José Carlos da Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, falou como o contribuinte tem acesso ou contato confiável com o órgão.
RECEITA FEDERAL ALERTA 5
A Receita Federal já recebeu mais de 26 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física este ano. A expectativa é que 39,5 milhões de declarações sejam entregues até o dia 31 de maio. (Fonte: Fenacon)
CAIXA PRETA
Uma fonte informou à Coluna que no dia 15 de maio, o Ministério Público de Contas do Estado Do Pará (MPC/PA), por intermédio do Procurador de Contas Stephenson Oliveira Victer, Titular da 5ª Procuradoria de Conta, agiu para dar fim a verdadeira “Caixa Preta” que se tornou a falta de transparência Secretaria de Estado de Transportes (SETRAN).
CAIXA PRETA 2
O fiscal da lei, por meio da RECOMENDAÇÃO nº 01/2023 – 5ªPC/MPC/PA, solicitou à SETRAN, que disponibilize em seu site, “informações completas e de fácil acesso ao público em geral a respeito dos convênios firmados, devendo constar todos os principais dados a eles relativos, tais como, as partes, objeto, valores, vigência e situação atualizada, a fim de dar concretude, no que concerne às transferências voluntárias, à Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/2011)”.
CAIXA PRETA 3
Foi estabelecido prazo de 15 dias para resposta por escrito sobre a adesão ou não à Recomendação. Havendo aceitação, foi assinalado o prazo de 90 dias para o seu cumprimento, contados do fim do prazo anterior.
CAIXA PRETA 4
“Esta Recomendação não dispensa o pleno cumprimento dos demais comandos constitucionais, legais e infralegais e das decisões do controle externo e/ou judiciais relativos ao tema de que trata”.
CAIXA PRETA 5
“A omissão de resposta no prazo estabelecido será considerada como recusa ao cumprimento da Recomendação, ensejando a este órgão ministerial tomar as eventuais medidas cabíveis perante o Tribunal de Contas do Estado”, ressaltou o Procurador de Contas.
CAIXA PRETA 6
Segundo apurou o Bocão, a recomendação acontece no âmbito do Procedimento Preliminar, cujo objeto foi coletar subsídios acerca de convênio firmado entre a Secretaria de Estado de Transportes – SETRAN e a Prefeitura Municipal de Novo Progresso.
CAIXA PRETA 7
Conforme relata o Procurador, “constatou-se, em consulta ao sítio eletrônico da SETRAN, no campo atinente à transparência, que, em que pese haver link específico para os convênios firmados pela Pasta, observou-se, nele ingressando, que não há informações sobre os mesmos ou a possibilidade de acesso por meio de outros links”.
CAIXA PRETA 8
O MPC/PA ressaltou ainda, “a importância da aderência aos requisitos detransparência pública pela Secretaria de Estado, com vistas, em última análise, ao aperfeiçoamento da Administração Pública como um todo”.
Por Baía
Dona Joelma, não somente a rua dos Tamoios que está intrafegável, aqui no bairro do laguinho a rua 24 de outubro, no perímetro da Prof. Carvalho até a Av. Cuiabá, mais parece uma tábua de colocar pirulito, é tanto buraco nessa rua, que já estou pensando começar uma campanha do “adote um buraco”, igual como o Sr.Nivaldo Pereira fez uma vez, pena que eu não tenha uma emissora de TV para divulgar. Nélio mande tapar os “seus buracos”.