Prefeitura entrega mais de 300 equipamentos para a Atenção Primária à Saúde e Média e Alta Complexidade
Visando estruturar e trazer mais conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), entrega equipamentos para a Atenção Primária à Saúde (APS) e Média e Alta Complexidade nesta segunda-feira, 29. Os recursos são provenientes de programas do Ministério da Saúde e do Tesouro Municipal. Dentre os materiais estão: biombos, desfibrilador, aparelho de raio x, autoclave, cadeira de rodas, oxímetro de pulso, oftalmoscópio, poltrona hospitalar, computadores.
A Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Abaré I recebeu a maioria dos equipamentos. Foram 344, entre eles: mesa de PCCU, aparelho de raio x, autoclave, cadeira de rodas, oxímetro de pulso, otoscópio, oftalmoscópio, poltrona hospitalar, reanimador pulmonar, cilindro de gases entre outros. As UBS’s da zona urbana ganharam armários e estantes.
“Uma imensa alegria essa aquisição de equipamentos para o Abaré, que vai contribuir com a ampliação das ações e melhorar a qualidade à assistência da população ribeirinha. Tudo o que buscamos é avançar em uma estrutura adequada, tornando a oferta do serviço eficiente”, celebra a assessora de Rios, Tângara Sansil.
O Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde foi contemplado com 11 computadores completos com mouse, teclado, monitor e nobreak para auxiliar nos serviços, dando celeridade na inserção de dados no sistema e no controle de relatórios.
“Esses novos computadores vão facilitar o trabalho das vigilâncias que precisam diariamente inserir informações no sistema”, relata o coordenador do NTVS, Marcelino Xavier.
A Média e Alta Complexidade também foram beneficiadas com 1 desfibrilador bifásico, 3 biombos e 2 cadeiras de banho higiênica.
“Por ser um hospital que atende de portas abertas, o fluxo é muito intenso. Então, esses materiais irão ajudar nos atendimentos de urgências que adentram o HMS”, disse a coordenadora do MAC, Karolina Neves.
Para titular da Semsa, Irlaine Figueira, os equipamentos promoverão mais eficiência nos serviços.
“Estamos muito felizes. Tanto a Atenção Primária à Saúde quanto a Média e Alta Complexidade foram beneficiadas com novos equipamentos que irão melhorar os serviços de várias formas, seja dando conforto aos pacientes, garantindo mais qualidade nos atendimentos, assim como auxiliando na ampliação das ações, com a melhoria do acesso à assistência e um cuidado mais efetivo. Ou ajudando nos índices do programa Previne Brasil com a inserção de dados no sistema”, destaca Irlaine Figueira.
O prefeito Nélio Aguiar acredita que os equipamentos auxliam na prestação de melhores serviços à população. “É sempre uma alegria quando temos a capacidade de fazer investimentos que garantem melhoria dos serviços à população. É importante ressaltar que quando nossa gestão faz essse tipo de aquisição, estamos beneficiando a população de Santarém e, também, toda a região que é atendida pelo nosso Hospital Municipal, unidade que é referência em urgência e emergência”, lembra Nélio.
O Impacto com informações da PMS
Imagem: PMS