Fóssil de dinossauro que foi contrabandeado nos anos 90 para Alemanha chega a Brasília
O fóssil do dinossauro Ubirajara jubatus, levado irregularmente para Alemanha em 1995, foi devolvido ao Brasil no último domingo (4). De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o material fica em Brasília até o dia 12 de junho, quando haverá uma cerimônia de entrega e formalidades.
O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, na cidade de Santana do Cariri, no interior do Ceará, foi indicado pelo MCTI para receber o fóssil do Ubirajara jubatus, que foi repatriado da Alemanha ao Brasil.
A ida do material para a Alemanha foi questionada por anos pela comunidade científica brasileira, que aponta para uma possível exportação ilegal de peças coletadas no Brasil. Em dezembro de 2020, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou um procedimento para investigar a saída do fóssil.
Dinossauro nordestino
O fóssil Ubirajara jubatus é datado do período Cretáceo, vivendo há cerca de 110 e 115 milhões de anos na região da Bacia do Araripe, no interior do Ceará. O dinossauro era do tamanho de uma galinha e revestido por penas.
Ele se tornou o mais antigo da Bacia do Araripe, considerada um “ancestral” das aves. O holótipo é uma peça única que serviu de base para a descrição da espécie.
Fonte: G1
Imagem: Divulgação