Saiba o que é Ransomware e como se proteger da ameaça digital
Usado para extorsão de pessoas, o Ransomware é um malware – software ruim e malicioso. Ele age sequestrando o computador do usuário junto de todos os seus dados, e os criminosos exigem um valor pelo resgate, comumente em bitcoin, o que dificulta o processo de rastreamento.
Ele opera codificando os dados do sistema operacional de celulares e computadores de pessoas ou empresas, de modo que elas não consigam ter acesso aos aparelhos. Além disso, consegue bloquear telas e pastas, encriptar informações e muito mais.
Após ter seu PC ou servidor violado, a pessoa fica impossibilitada de ter acesso a ele, o que motiva as vítimas a pagarem o valor solicitado, mesmo não sendo algo recomendado, tendo em vista o perigo que envolve as transações.
As autoridades alertam que o usuário não tem nenhuma garantia de que os dados de acesso serão liberados, além de servir como um indicativo que estimula novos golpes nas mesmas pessoas.
Visto que todos estamos cada vez mais dependentes do uso da tecnologia, tanto no âmbito profissional quanto pessoal, acabamos arquivando algumas informações valiosas em servidores locais ou na nuvem, e isso motivou cibercriminosos a desenvolverem o Ransomware.
Entenda como o Ransomware pode ser instalado
O Ransomware é difícil de ser detectado e pode se disfarçar diversas vezes, por isso é tão perigoso. Ele pode alcançar aparelhos eletrônicos por meio de sites e links suspeitos enviados por e-mail e redes sociais e pela instalação de aplicativos vulneráveis ou programas piratas.
Em 2016, um Ransomware brasileiro foi descoberto pela Kaspersky Lab. Ele funciona enviando uma notificação parecida com a de atualização do Adobe Flash Player, e, quando o usuário decide clicar para fazer a renovação, o malware entra em ação e rouba os dados dela. O valor da extorsão exigida pelos cibercriminosos era em torno de R$ 2 mil em bitcoin.
O MSIL/Samas é um dos Ransomwares mais temidos atualmente, pois ele não infecta apenas os computadores ou celulares individualmente, mas, sim, redes inteiras.
Como se prevenir e garantir a segurança dos seus dados
A gigante Microsoft possui uma página em seu site especialmente voltada para Ransomware e como se proteger. Uma das dicas iniciais que eles dão é ter o Firewall do Windows sempre ativado em seu notebook
ou computador, além de manter os programas e aplicativos sempre atualizados – a atualização automática pode te ajudar a não esquecer dessa questão.
Uma vez que o malware infecta seu servidor ou sua máquina, ele pode até ser removido, mas, caso os seus arquivos forem criptografados por ele, sem a chave correta, você pode nunca conseguir recuperá-los. Por isso, se preocupe com a segurança dos seus dados e, sempre que possível, faça backups e salve-os na nuvem.
O Impacto