Custodiados da SEAP realizam limpeza no Centro de Convenções de Santarém
Um grupo de 30 internos do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, iniciou na quarta-feira (15), a limpeza geral da obra do Centro de Convenções de Santarém Sebastião Tapajós. A ação segue até o próximo dia 20. A participação dos custodiados é resultado da parceria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) com a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Sedop).
A ação de limpeza é resultado do projeto da Seap, o “Conquistando a Liberdade”. Segundo Ana Raquel Sousa, técnica de reinserção social do CRASHM, a participação no projeto resgata a autoestima dos custodiados. “Essa atividade é de grande valia no processo de reintegração social dos apenados, pois através do trabalho eles conseguem se valorizar e resgatar a autoestima. Além disso, a maioria já trabalha dentro da casa penal, outros pleiteiam uma vaga, seja dentro da unidade ou extramuros”, afirma.
O titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, descreve o projeto como uma forma ajudar na prevenção da violência. “O Conquistando a Liberdade também possibilita o contato com a sociedade, e a redução da pena por meio do trabalho, seguindo o que estabelece a Lei de Execuções Penais. O custodiado recebe o benefício da remição de um dia da pena a cada três dias trabalhados”, explica o gestor.
José Maria Tapajós, secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, aprova a iniciativa que proporciona às pessoas privadas de liberdade as condições necessárias para retornar à sociedade. “Essa parceria da Sedop com a Seap possibilitou a participação dos detentos na reta final da obra do centro de convenções, eles ajudaram na limpeza e na pintura do meio fio. Esse trabalho só é possível devido ao projeto criado pelo Governo para as pessoas do regime semiaberto”, diz.
Oportunidades – Rafael Sales participa pela segunda vez do projeto, para ele é uma satisfação poder mostrar seu trabalho. “É muito importante estar no meio da sociedade, de pessoas diferentes daquelas que eu convivo diariamente. Estar em uma área aberta, ajudando e mostrando o que eu sei fazer é recompensador”, falou o interno.
Já o custodiado Samuel Brito sente-se agradecido pela chance de fazer parte do projeto. “Acredito que seja uma oportunidade que recebi de voltar ao convívio da sociedade, eu estou me redimindo, e fico grato porque fui selecionado pela casa penal”, afirmou.
Memória – A Seap tem participado de várias ações de Governo relacionadas à limpeza de espaços e equipamentos públicos, como aconteceu recentemente para a entrega do Novo Mangueirão, onde os custodiados também fizeram a limpeza do espaço.
Além disso, a Seap realiza parcerias que propõem ações de limpeza em vias públicas e escolas da rede municipal e estadual de ensino. São realizados serviços de limpeza, poda de árvores, reparos nas redes elétricas e hidráulicas, e consertos de cadeiras e mesas escolares.
O Impacto com Agência Pará