Fifa define sede que receberá os jogos do Mundial de Clubes
A direção da Fifa definiu a cidade que receberá os jogos do Mundial de Clubes de 2023, que será disputado entre 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita: Jeddah, a 900 km da capital Riad, será a sede da competição, com dois estádios: o King Abdullah Sport City (62 mil espectadores) e o Prince Abdullah Al Faisal (30 mil espectadores).
O Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões, e o campeão da atual Copa Libertadores, que tem seis brasileiros na disputa, e final marcada para 4 de novembro, no Maracanã, no Rio, participarão da competição.
Inicialmente, a Fifa avaliava três estádios na capital saudita, Riad, para sede dos jogos do Mundial. Mas a classificação do Al-Ittihad como representante do país-sede, com o título do campeonato nacional, mudou tudo. O time manda seus jogos no Prince Abdulllah, em Jeddah, por isso o clube pediu para que a competição fosse lá. A Federação Saudita e a Fifa, após inspeções nas instalações, aceitaram.
O Al-Ittihad, que tem no elenco os brasileiros Romarinho (ex-Corinthians), Marcelo Grohe (ex-Grêmio), Bruno Henrique (ex-Palmeiras) e Igor Coronado (que fez toda a carreira fora do país), contratou recentemente o atacante Benzema, ex-Real Madrid, e o volante Kanté, ex-Chelsea. Na única vez em que disputou a competição, em 2005, o Al-Ittihad foi eliminado na semifinal pelo São Paulo, que venceria o torneio.
Os sete jogos do Mundial serão divididos entre os dois estádios. A semifinal em que estará o campeão sul-americano, contra rival a se definir, será jogada no Prince Abdulllah. O Manchester City entrará em campo em sua semi no King Abdullah Sport City, que também terá a final.
Seis clubes já estão classificados para o Mundial de Clubes de 2023:
- Manchester City (Inglaterra) – Europa
- León (México) – Américas do Norte e Central
- Al-Ahly (Egito) – África
- Urawa Red Diamonds (Japão) – Ásia
- Auckland City (Nova Zelândia) – Oceania
- Al-Ittihad (Arábia Saudita) – país-sede
Só falta a definição do representante da América do Sul, que será conhecido em novembro com o campeão da Libertadores. Seis brasileiros continuam com chance de levantar a taça (o Corinthians já está eliminado).
Fonte: CNN